5 dicas para melhorar a produtividade da sua empresa em períodos de férias

27/12/2018

Planejamento, flexibilidade e criatividade devem nortear as ações

 

Quando algum funcionário entra em férias, a produtividade da empresa pode sofrer algum abalo, já que certas atividades ficam desassistidas. Em determinadas épocas, o desafio é ainda maior. De dezembro a fevereiro, por exemplo, um percentual grande de colaboradores fica ausente ao mesmo tempo e é preciso fazer mais com menos.

 

Para não comprometer a produtividade da empresa, é importante priorizar o planejamento das atividades nesse momento. Outra aposta interessante é usar a criatividade para gerar engajamento. Confira abaixo cinco dicas para melhorar a produtividade em tempos de férias:

 

 

1. Combine as férias com bastante antecedência:

Um erro frequente dos gestores é liberar muitos funcionários no mesmo período. Na maioria das vezes, esse cenário só é percebido quando já é tarde demais. Evite esse problema buscando soluções com antecedência.

 

Elabore uma planilha de férias e organize os períodos escolhidos pelos colaboradores. Estabeleça um limite máximo de funcionários que pode estar ausente. Seja também transparente: informe a todos que essa estratégia precisa ser utilizada para não sobrecarregar ninguém.

 

 

2. Distribua as atividades de forma justa:  

Muitas vezes, as funções de um funcionário em férias são repassadas integralmente a um colega. Isso compromete - e muito - a produtividade desse colaborador, pois ele passa a trabalhar por duas pessoas.

 

A empresa deve delegar as tarefas de uma pessoa ausente para mais de um funcionário. Essa atitude traz um benefício duplo: mais colaboradores ficam capacitados e ninguém se sente tão sobrecarregado.

 

 

3. Fique de olho na alimentação:

Muitos estudos comprovam que a alimentação interfere diretamente na produtividade dos trabalhadores. No final do ano e no começo de janeiro, alguns restaurantes costumam entrar em férias e as refeições dos colaboradores fica prejudicada.

 

Considere ter um refeitório próprio na empresa. É possível terceirizar essa atividade para empresas especializadas nesse segmento. Assim os colaboradores terão sempre um cardápio saudável à disposição, sem interferência de férias.

 

 

4. Quando possível, seja flexível:

Uma das formas mais simples de melhorar a produtividade dos colaboradores é investir na confiança e no diálogo. Seja flexível com saídas ao médico e dê liberdade para os próprios funcionários criarem soluções para os seus problemas.

 

Pequenas ações melhoram o relacionamento e o comprometimento das pessoas. Ao criar o sentimento de pertencimento nos colaboradores, a produtividade aumenta nos momentos em que é necessário.

 

 

5. Aposte nas recompensas:

Outra forma eficiente de estimular a produtividade são as recompensas. Todo mundo gosta de ser surpreendido positivamente! No final de uma semana produtiva, promova um momento de descontração para agradecer o comprometimento.

 

Incremente o encontro com lanches e bebidas para estimular o engajamento da ação. Alguns empreendimentos especializados em alimentação contam com esse diferencial dentro de seus serviços adicionais para quem é cliente, o que facilita a execução da atividade.