Como a alimentação dos colaboradores pode influenciar a produtividade da sua empresa

27/07/2018

Estudo revela que quem tem hábitos alimentares ruins é mais propenso a ter queda no rendimento

 

Embora não seja segredo que a alimentação influencia diretamente o funcionamento do corpo humano, muitas pessoas ainda desconhecem essa interferência no rendimento profissional. A relação, porém, é direta: a quantidade e a qualidade das refeições interferem com profundidade na nossa produtividade.

 

Um estudo recente da Universidade de Brigham Young, nos Estados Unidos, revelou que quem tem hábitos alimentares ruins é 66% mais propenso a apresentar queda no rendimento profissional em comparação com aqueles que seguem uma dieta adequada. A pesquisa englobou cerca de 20 mil trabalhadores.

 

Todas as refeições são essenciais para a produtividade, mas uma em especial costuma ser determinante: o café da manhã. Profissionais da saúde alertam que começar as atividades com o estômago vazio é sinônimo de baixa concentração. Esse hábito pode resultar ainda em um almoço exagerado - o que acaba gerando um incômodo gastrointestinal no turno da tarde.

 

Outro problema frequente observado nos profissionais que não se alimentam bem é o costume de optar por refeições gordurosas. Essa prática provoca um aumento na circulação de sangue no abdômen e causa uma sensação de fraqueza constante. O cansaço, obviamente, impacta na produtividade, sobretudo no caso de funcionários ligados ao setor produtivo e que exercem atividades mais pesadas.

 

A pressa ao comer é mais um fator prejudicial ao rendimento. Sinais de saciedade demoram, em média, 20 minutos para chegar ao nosso cérebro. Portanto, quem come muito rápido tende a comer a mais. A dica para evitar essa correria é não almoçar e nem lanchar longe do trabalho, já que o deslocamento reduz o tempo dispensado para a refeição.

 

Alimentação gera união e engajamento

Além de impactar diretamente na produtividade, a alimentação é uma excelente forma de engajar os colaboradores das empresas. As refeições unem as pessoas nos ambientes familiares e no mercado de trabalho não é diferente.

 

Apostar em reuniões com comida à disposição, por exemplo, torna o ambiente mais descontraído. Os almoços em equipe também costumam aproximar os colaboradores, gerando um clima mais leve no trabalho. As empresas que apostam na relação entre alimentação e bem-estar normalmente notam resultados interessantes em suas ações.

 

Express disponibiliza cardápio personalizado

Elaborar um cardápio balanceado, com os nutrientes necessários para um bom rendimento, não é uma tarefa para qualquer pessoa. É essencial que profissionais capacitados formulem as refeições de olho nas necessidades de cada empreendimento. 

 

A Express, empresa especializada na implantação e administração de restaurantes empresariais, conta com uma equipe de nutricionistas experiente nessa temática. De acordo com as atividades exercidas pelos colaboradores de cada empresa, uma tabela nutricional é formulada.

 

Dessa forma, o cardápio de cada cliente é personalizado, atendendo às demandas específicas. A Express oferece ainda café da manhã, coffee break e lanches dentro das opções de serviços adicionais.