Como envolver os colaboradores no planejamento estratégico da empresa?

13/06/2019

O planejamento estratégico norteia as ações gerenciais da organização, baseando as tomadas de decisões em prol da concretização de objetivos e metas.

 

Além de estruturar um plano de ações detalhado, para alcançar os objetivos traçados pela empresa é necessário o comprometimento de todos os profissionais que dela fazem parte.

 

A Express Restaurantes Empresariais acredita que o principal ingrediente da receita do sucesso de um negócio são as pessoas, por isso, realizamos diversas ações que envolvem profundamente nosso público interno em todas as nossas decisões e práticas relacionadas ao nosso planejamento estratégico que se estende até 2020.

 

ENVOLVER O PÚBLICO INTERNO NA CONSTRUÇÃO

 

Quando os colaboradores participam ativamente da construção de um projeto e suas opiniões são consideradas, o engajamento é garantido. Uma das ferramentas muito úteis para análise de cenários é a Matriz SWOT, através dela elencam-se as forças e fraquezas da organização considerando seu ambiente interno e as ameaças e oportunidades que aparecem no seu ambiente externo.

 

A Express apostou no olhar das pessoas que mais entendem do seu negócio: aquelas que fazem parte dele. O público interno foi consultado e cada setor administrativo juntamente com todas as unidades operacionais foram convidadas a fazer sua própria análise SWOT, vislumbrando o cenário da empresa.

 

Os pontos comuns foram considerados e assim, desenvolveu-se o produto de uma análise colaborativa.

 

Ao concluir a análise conjunta da situação da organização foi possível iniciar a elaboração do plano estratégico.

 

DISSEMINAR AS AÇÕES E COMUNICAR OS RESULTADOS ESPERADOS

 

As ações criadas para garantir o sucesso da execução do planejamento precisam ser comunicadas de forma aberta e clara ao público interno. Afinal, isso impacta diretamente no dia-a-dia dos colaboradores da empresa.

 

Pensando nisso, a Express criou um plano de comunicação específico para o projeto Express 2020, envolvendo todos os canais de comunicação interna.

 

O reforço foi um grande aliado neste processo, conscientizando a importância dos colaboradores agirem como donos do negócio, evitando o desperdício, focando nos resultados e atuando com disciplina.

 

GERAR ENGAJAMENTO

 

Uma vez por semana todas as equipes reúnem-se em um encontro presencial.

Esse encontro – intitulado Express 2020 - acontece na sede administrativa e nas unidades operacionais.

 

Na matriz participam todos os colaboradores que fazem parte dos setores administrativos e do centro de distribuição logístico. Existe um rodízio e cada semana uma equipe elabora e conduz o evento. Na operação, as unidades realizam o encontro mediado pela supervisão.

 

Esse momento é destinado a debater o que se tem realizado para contribuir com o alcance da meta. Aqui tudo é válido: dinâmicas que promovem a empatia entre as equipes, atividades sobre temas comuns a todos, oportunidades de encontrar soluções conjuntas... A autonomia cedida aos condutores surpreende em criatividade e inovação.

 

O encontro é finalizado com o grito de guerra característico do projeto. Com teor alegre, o grito é de autoria conjunta das equipes da Express. 

 

Na implantação do Express 2020 todos os colaboradores receberam um passaporte, que garantiu o embarque no grande projeto. Nesse passaporte exclusivo, os colaboradores são incentivados a anotar todas as ações realizadas que contribuem para concretização da meta.

 

Acreditamos que pequenas ações, quando contínuas e positivas, geram grandes impactos.

 

Tudo está relacionado: o ambiente de trabalho agradável torna os colaboradores mais felizes e comprometidos com os objetivos da organização.

Quando se envolve, desenvolve.

 

MANTER O FOCO

 

Colaboradores informados sobre os resultados atingidos, conseguem visualizar melhor o cenário e ajustar suas ações para desenvolver a mais alta performance, estado fundamental para uma empresa operar com excelência e competitividade.

 

Na Express, a comunicação é contínua. Acreditamos que compartilhar as informações e comemorar conquistas são práticas que auxiliam na manutenção do foco em relação ao objetivo almejado com o projeto Express 2020.

 

Texto Nicole Dupont | Analista de Comunicação Interna