Como o RH pode orientar sua equipe a trabalhar a imagem digital da empresa

25/02/2019

Com a popularização cada vez maior do meio virtual, todas as empresas precisam estar atentas para a sua imagem digital. Marcar presença no universo online de forma assertiva deixou de ser apenas um diferencial para se tornar, muitas vezes, um fator determinante para a sobrevivência da marca.

 

Entre as estratégias indicadas para um bom marketing digital está o retorno rápido: sempre que um cliente solicitar alguma informação, a dúvida deve ser sanada o quanto antes para mostrar que a empresa prioriza o bom atendimento. As redes sociais e o site dos empreendimentos também devem divulgar conteúdos relevantes para engajar parceiros antigos e prospectar novos negócios.

 

Outra forma importante de criar uma boa imagem digital é trabalhar o público interno. De nada adianta a empresa investir muito em ações externas e deixar de lado a comunicação interna. Quando um funcionário relaciona o nome da marca a algo negativo nas redes sociais, o efeito no mercado pode ser tão impactante quanto uma reclamação pública de algum cliente.

 

Para evitar que isso aconteça, é fundamental que o setor de Recursos Humanos (RH) implemente ações internas voltadas para a imagem digital da empresa. As atividades podem ser realizadas em conjunto com outros setores: com o marketing, por exemplo, é possível criar uma campanha digital ligada a algum tema positivo ou até mesmo voltada à atração de talentos.

 

Outra estratégia importante para o RH é definir políticas digitais e repassar o conteúdo para sua equipe. De forma transparente, os gestores devem deixar claro que reclamações e críticas precisam ser feitas internamente, com profissionalismo, e não nas redes sociais. O RH também pode ressaltar que os colaboradores não devem usar o nome da empresa sem autorização, divulgando informações que não são públicas. Em resumo, a equipe precisa estar ciente do alcance que o meio digital atinge e dos danos que a má utilização das redes sociais pode causar para a empresa e para os próprios trabalhadores.

 

Como repassar as orientações para sua equipe?

 

Muitos estudos apontam que encontros e reuniões que envolvem comida são mais leves e descontraídos. Com base nisso, sempre que a empresa quiser passar qualquer orientação - como essas que envolvem a imagem digital da companhia - é indicado oferecer alguma refeição. Com um ambiente mais informal, a equipe tende a escutar melhor os assuntos, além de interagir mais nos temas abordados.

 

Vale destacar que os lanches oferecidos nas atividades que têm como intuito melhorar o ambiente de trabalho e a imagem da empresa não precisam ser uma preocupação a mais para os profissionais de RH. Alguns empreendimentos do segmento alimentício abrangem esse diferencial nas suas funções.

 

A Express, por exemplo, oferece café da manhã, coffee break e lanches dentro das possibilidades de serviços adicionais para seus clientes. A marca é referência no segmento de implantação e administração de restaurantes empresariais e atua fortemente em quatro Estados (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo). Mensalmente, a Express serve, em média, 850 mil refeições por mês.