O que é um restaurante empresarial?

15/04/2019

A forma que uma empresa trata os assuntos ligados à alimentação resume, muitas vezes, o cuidado que essa companhia tem com os seus funcionários. Quando os gestores investem em benefícios para os seus profissionais, a motivação e a produtividade das pessoas costumam aumentar.

 

Um método eficiente de melhorar o bem-estar das equipes é investir em um restaurante empresarial. Dessa forma, os profissionais podem realizar as refeições no próprio local de trabalho, sem precisar recorrer a deslocamentos no meio do expediente.

 

A iniciativa pode ser administrada pela própria empresa ou por algum fornecedor especializado. Se a companhia optar por liderar a implantação, é importante antes buscar mão de obra qualificada e preparar uma estrutura adequada de cozinha.

 

Já as empresas que querem contar com esse diferencial sem tirar o foco de seus gestores devem optar pela terceirização. Ao contratar uma empresa especializada em serviços de alimentação, todas as responsabilidades do restaurante ficam a cargo da marca contratada.

 

O que precisa ser considerado em um restaurante empresarial?

 

Antes de implantar um restaurante empresarial, é preciso considerar uma série de fatores. Independentemente se a administração é própria ou terceirizada, confira abaixo os quatro principais pontos a serem analisados por quem assumir essa responsabilidade:

 

1.  Alimentação saudável:

 

Muitas vezes, a alimentação servida internamente é associada a uma baixa qualidade. É preciso desmistificar essa premissa e oferecer refeições saudáveis e balanceadas. Com um cardápio adequado, os colaboradores terão uma melhora na qualidade de vida e na disposição.

 

Para que isso ocorra de forma adequada, as empresas devem buscar o acompanhamento de nutricionistas. Assim as refeições serão bem equilibradas e suprirão as necessidades calóricas dos funcionários para o desempenho de suas funções e atenderão às normas do PAT.

 

2.  Ambientação:

 

Criar um ambiente agradável para o momento da refeição é fundamental para o bem-estar dos funcionários. Muitas atividades contam com um ritmo de trabalho acelerado e a alimentação acaba sendo o momento em que ocorre um descanso do corpo e da mente.

 

Por esse motivo, é importante observar no restaurante a disposição dos móveis, a decoração, a iluminação e a climatização. Dessa forma o trabalhador poderá desfrutar de um ambiente convidativo e aconchegante no momento das refeições.

 

3.  Logística adequada:

 

Antes de começar a servir as refeições na empresa, é preciso organizar um planejamento para comprar e armazenar os alimentos adequadamente. Essa atividade está diretamente ligada ao cardápio e à quantidade de colaboradores da empresa.

 

Os demais itens utilizados no restaurante – equipamentos e utensílios como: panelas, pratos, talheres, mesas e cadeiras – também precisam ser administrados. Um bom gerenciamento nesse tópico evita custos desnecessários e problemas de abastecimento de alimentos.

 

4.  Mão de obra:

 

Além de um ambiente agradável e de um cardápio saudável, é necessário buscar uma equipe capacitada para a cozinha. De nada adianta caprichar em outros detalhes e não priorizar o sabor.

 

A contratação dos profissionais da cozinha precisa ser feita de forma cuidadosa. É indicado ainda que esses colaboradores façam constantes treinamentos de desenvolvimento para garantir que as refeições sejam produzidas e entregues dentro dos padrões de qualidade determinados.

 

Express oferece soluções completas para empresas interessadas

 

Na hora de decidir a viabilidade de um restaurante empresarial, muitos empreendimentos desistem dessa alternativa por acreditar que será necessário enfrentar muita burocracia para adotar a iniciativa. De fato, a legislação para implantar um restaurante é ampla e complexa, pois é preciso evitar problemas sérios, como a contaminação de alimentos. Essa tarefa, porém, não precisa ficar a cargo dos gestores e dos profissionais de Recursos Humanos (RH): ela pode ser resolvida com a terceirização.

 

A Express, empresa especializada na implantação e administração de restaurantes empresariais, oferece soluções completas para os negócios interessados em contar com um espaço de alimentação dentro do empreendimento. As empresas que não abrangem uma estrutura apropriada podem, inclusive, contratar a opção que engloba o projeto do restaurante assinado por uma equipe de arquitetos. Fatores como layout adequado, respeito à legislação e bem-estar dos colaboradores são contemplados nesse serviço da marca.

 

"Um dos grandes diferenciais da Express é a personalização. Oferecemos nossos serviços de acordo com a necessidade de cada cliente. Uma empresa que conta com uma quadro de funcionários com mais mulheres, por exemplo, pode querer um cardápio e um restaurante mais personalizado, assim como aqueles que contam com funcionários mais jovens. Contemplamos várias possibilidades também para os clientes que não abrem mão das opções tradicionais", explica a diretora corporativa da Express, Silvia Pedroni.

 

A qualidade da alimentação e o atendimento são outras prioridades da Express. A marca conta o Comitê do Sabor, que é um grupo de profissionais dedicados a testar novos produtos, desenvolver novas receitas e zelar pela padronização do sabor. Os cardápios da Express são elaborados por nutricionistas, não abrangem conservantes e prezam pelo toque de comida caseira. Os fornecedores da marca, bem como os processos internos, são sempre auditados, o que garante a segurança alimentar constante e o respeito à legislação.

 

Marca serve mais de 800 mil refeições por mês

 

Com atuação em cerca de 40 cidades, a Express Restaurantes Empresariais engloba aproximadamente 900 colaboradores. Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo são os quatro Estados contemplados pelos serviços da marca. Ao todo, cerca de 110 restaurantes empresariais são atendidos pela empresa.

 

Além de almoço e janta, a Express oferece café da manhã, coffee break e lanches dentro das possibilidades de serviços adicionais. Os empreendimentos que já são clientes da marca, portanto, podem incluir esses benefícios no pacote e personalizar ainda mais a alimentação de seus colaboradores. Mensalmente, a Express serve mais de 800 mil refeições.