Gestão de carreira nas organizações: Como Fazer?

23/09/2019

O cenário atual das organizações abrange, muitas vezes, equipes jovens que desejam alcançar diferentes patamares em tempo reduzido. Nesse sentido, o plano de carreira ajuda a estabelecer de forma concreta onde a pessoa quer estar profissionalmente em um determinado espaço de tempo.

 

A estratégia possibilita, portanto, enxergar quais ações presentes se interligam com os objetivos futuros. Em resumo, o plano de carreira é um conjunto de iniciativas, objetivos e metas bem definidas que formam uma espécie de guia de crescimento profissional.

 

O tema é um desafio crescente dentro da área de recursos humanos, já que a rotatividade profissional costuma prejudicar algumas estratégias das empresas.

 

Nós, enquanto profissionais de Recursos Humanos, visamos desmistificar o plano de carreira, ajudando a levar o profissional do estado atual ao estado desejado, de forma simples e prazerosa. A principal estratégia é desenvolver e reter os melhores talentos dentro da organização”, explica Maiara Gaio, coordenadora de Recursos Humanos da Express Restaurantes Empresariais.

 

Como criar um bom plano de carreira?

 

A premissa básica do desenvolvimento de um modelo de plano de carreira é uma política de cargos e salários estruturada, onde o profissional possa compreender quais passos devem ser seguidos para alcançar seu objetivo.

 

Com a política estruturada, é possível criar a estratégia. Confira o modelo de plano de carreira para empresa elaborado pelo time de RH da Express:

 

1- Envolva os profissionais na análise do seu plano de carreira

É essencial saber o que os colaboradores almejam alcançar e quais são seus objetivos. Faça a relação estado atual x estado desejado para o planejamento de carreiras;

 

2- Conscientize os gestores sobre sua importância no desenvolvimento do profissional

Os gestores são fundamentais no desenvolvimento de novos líderes para a empresa. Ressalte a eles como isso é uma oportunidade profissional e não uma ameaça;

 

3- Estabeleça metas, crie planos de ação e defina prazos

Estimule os pontos positivos dos colaboradores por meio de metas. Dessa forma, o potencial deles será desenvolvido com mais intensidade.

 

4- Realize avaliações periódicas da performance do profissional

Os feedbacks são importantes para a gestão de carreira nas organizações. Por meio deles, os profissionais se sentem valorizados e sabem o que precisam melhorar para alcançar seus objetivos.

 

Carreira profissional também pode ser responsabilidade da organização

 

Atualmente, existe um debate crescente sobre o plano de carreira individual x plano de carreira do RH. Alguns estudos defendem que o tema deve ser conduzido individualmente, enquanto outros apostam em uma gestão compartilhada do assunto.

 

Na Express, o plano de carreira dos colaboradores é tratado com seriedade e empenho. “A Express acredita que a carreira profissional de cada pessoa também é responsabilidade da organização”, destaca Maiara.

 

Nesse contexto, a empresa possui práticas e programas que possibilitam a identificação e o desenvolvimento de talentos, tais como: planejamento de carreira e meritocracia, treinamento de competências e habilidades, avaliação de desempenho, recrutamento interno, programa interno de capacitação, eventos educacionais, programa de auxílio educação e programa de sucessão.

 

A Express emprega aproximadamente 850 colaboradores distribuídos em  mais de 110 restaurantes. A organização é especializada na implantação e administração de restaurantes empresariais e corporativos. Tendo como missão principal oferecer o melhor sabor e atendimento para os clientes, a Express serve mais de 800 mil refeições por mês.