Planejamento de RH para redução de custos: Como fazer?

27/05/2019

O desempenho do setor de Recursos Humanos (RH) é decisivo em qualquer empresa que deseja alcançar bons resultados. Essa área é responsável por tarefas essenciais, como motivar e capacitar os colaboradores. É também o RH que engaja as equipes, o que interfere na produtividade do empreendimento.

 

Todas essas ações, porém, devem ser realizadas com eficiência para não gerar altos custos. O orçamento de RH precisa ser bem pensado, sem gastos desnecessários. Em tempos de competitividade em alta, diminuir os gastos da empresa se torna, muitas vezes, uma questão de sobrevivência.

 

Confira abaixo 4 dicas para realizar o planejamento e o orçamento de RH de forma eficiente:

 

01. Automatize processos:

 

Disponibilize para os funcionários um portal de RH. Nesse canal, os colaboradores devem ter a liberdade para resolver algumas questões sozinhos, como atualização de cadastro, emissão de documentos e pedidos de férias.

 

Além de diminuir custos e economizar tempo, essa estratégia estimula a autonomia e a cultura digital nas equipes. Vale destacar que o canal deve ter fácil usabilidade e ser acessível para todos.

 

02. Otimize a jornada de trabalho:

 

O horário de trabalho deve ser administrado visando a produtividade e o bem-estar do colaborador. Quando necessário, revise os processos que estão sendo feitos e foque as alterações no desenvolvimento do trabalho.

 

A otimização da jornada passa necessariamente por um aproveitamento melhor do tempo: as reuniões, por exemplo, precisam ser rápidas e eficientes, com horário de começo e de término. Essa estratégia evita custos com horas extras e gastos adicionais com insumos e energia elétrica.

 

03. Aposte continuamente em treinamentos:

 

Um erro comum das empresas na hora de fazer o orçamento de RH é cortar os gastos com treinamento. A economia pode até aparecer no curto prazo, mas no médio e no longo prazo essa ação certamente trará prejuízos.

 

A área de treinamento é estratégica para as empresas: por meio dela, os funcionários ficam mais motivados, capacitados e eficientes. Essa prática também estimula a união entre as equipes, gerando engajamento e produtividade.

 

04. Terceirize os serviços:

 

Uma das formas mais eficientes de reduzir gastos nas empresas é optar pela terceirização de alguns serviços. Quando isso ocorre, a responsabilidade em relação a encargos sociais e trabalhistas (demissões, trocas de funcionários, escala de trabalho, entre outros) é da marca contratada, o que reduz a carga de trabalho do RH.

 

Os serviços que as empresas costumam terceirizar são voltados a áreas como limpeza, segurança e call center. Outro segmento bem requisitado é o de alimentação. Empresas especializadas na administração de restaurantes empresariais assumem toda a responsabilidade de refeições como almoço, janta e lanches. Dessa forma, o RH fica livre de preocupações com esse serviço e os custos são reduzidos.