Express

Como o comprador pode trabalhar com as incertezas do Mercado Financeiro?

Com participação da Coordenadora de Compras da Express Restaurante Empresariais, artigo apresenta como o Mercado Financeiro influencia no trabalho do comprador

Que o mercado financeiro mundial tem passado por constantes ondas de incertezas, isso já não é mais novidade para ninguém. Porém, essas oscilações interferem diretamente no trabalho de um profissional especifico dentro das empresas: o comprador.

Quando estamos falando de companhias que lidam diretamente com a compra de produtos perecíveis, como por exemplo as empresas de Restaurantes Empresariais, a atenção dos profissionais precisa ser ainda maior. Além da crise financeira causada pela pandemia, e que transformou muitos meios de trabalho, o setor de compras é aquele que precisa estar em constante atualização, e não somente sobre técnicas de negociação, mas também de como está o mercado, quais os entendimentos e possíveis interferências que este efeito pode causar.

Leia mais: Transformação Digital no RH: entenda a importância dessa mudança

Pensando nisso, hoje vamos falar sobre como o profissional de compras precisa estar atento as incertezas do mercado financeiro e saber lidar com elas para ter um desempenho satisfatório do setor.

Seja bem-vindo (a) ao blog da Express Restaurantes Empresariais.

Tenha uma boa leitura!

Como funciona o Setor de Compras?

Dentro de empresas de Restaurantes Empresariais, o Setor de Compras é um dos mais importantes na medida em que ele será o responsável por adquirir os produtos necessários para o bom andamento de cada unidade.

São inúmeras as atividades desempenhadas por um profissional dentro deste setor, Roberta Athaydes, Coordenadora de Compras da Express Restaurante Empresariais, destaca quatro dentre as principais: analise de demanda de compras; negociação com fornecedores; prospecção de novos fornecedores; e desenvolver novas opções de produtos.

A técnica de negociação é uma das mais importantes para um comprador, uma vez que será com essa atividade que os preços e prazos serão definidos, bem como encontrar os fornecedores que melhor se encaixem com a empresa.

E, quando estamos falando em fornecedores, esse é um dos principais cuidados que o profissional de compras precisam ter. Nem sempre o melhor valor caracteriza o que a empresa precisa. “Prospectar e desenvolver novos fornecedores que atendam as regras mínimas de negociação, de acordo com as demandas que surgem”, conforme afirma Roberta.

Qual a importância de um Setor de Compras?

Seja qual for o segmento de atuação da empresa, o Setor de Compras é imprescindível para o bom andamento do processo como um todo.

A aquisição de produtos, quando estamos falando de uma empresa de Restaurantes Empresariais, por exemplo, é a peça fundamental para que todos os outros setores caminhem no rumo certo.

Porém, os compradores são muito mais do que as pessoas responsáveis por adquirem os insumos necessários, eles atuam diretamente nas estratégias, negociações e, principalmente, na relação com fornecedores, afinal, estes precisam estar alinhados com o perfil da empresa compradora.

Hoje, o Setor de Compras possui um papel estratégico, e atua diretamente no crescimento das companhias em que estão inseridos.

Quais as principais competências que um comprador precisa ter?

Para complementar as funções de um Setor de Compras, é necessário entender, também, quais as principais competências que os profissionais que atuam nesta área necessitam ter.

A Coordenadora de Compras da Express Restaurante Empresariais destaca cinco: Negociação Ética; Conhecimento em Realização de Compras Estratégicas; Cultivar Relacionamentos com Fornecedores; Levar Inovação para o Setor; e Gerir Riscos.

Além disso, estar por dentro do que acontece no Mercado Financeiro é de suma importância. “Para iniciar uma grande negociação, precisamos estar atentos ao que mercado tem oferecido, para ter segurança diante do fornecedor” afirma Roberta Athaydes.

Como o Mercado Financeiro afeta empresas de Restaurante Empresariais e que trabalham com alimentos?

A última crise do Mercado Financeiro, que teve início principalmente com a pandemia de Covid-19, ainda nos primeiros meses de 2020, mexeu de vez com todo o cenário mundial. Os abastecimentos de mantimentos sofreram, o que ocasionou uma grande inflação do setor.

Hoje, podemos entender que alguns favores influenciam diretamente na alta dos alimentos do mercado, o que acaba interferindo diretamente no trabalho dos compradores de empresas de Restaurantes Empresariais. A inflação está como a principal vilã neste momento. Para termos uma ideia de tal magnitude, em uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia) e divulgada pelo Guia do Estudante da Abril, entre os meses de abril de 2020 e abril de 2021, os Commodites Agrícolas tiveram uma variável de 20 a 100%, o que influencia diretamente da distribuição de alimentos. Produtos como milho, soja e arroz tiveram aumentos em seus valores superiores a 59% no mesmo período.

Você também vai se interessar: Técnicas de negociação: conheça cinco dicas que podem ajudar a melhorar as vendas da sua empresa

A moeda utilizada no Brasil, o real no caso, influencia diretamente nos impactos do Mercado Financeiro, uma vez que a grande maioria dos produtos tem os seus preços tabelados pelo Dólar.

Roberta Athaydes, comenta sobre as mudanças necessárias para o setor de compras nesse período em que a pandemia afetou diretamente o Mercado Financeiro. “Com esse ano atípico, em função de pandemia e economia, o setor de compras vem se reinventando, construindo novas parcerias, de olho no concorrente, solidificando parcerias com fornecedores, para minimizar os impactos de inflação”, afirma a coordenadora.

Como o Setor de Compras da Express tem atuado com as incertezas do Mercado Financeiro

O entendimento de como funciona o Mercado Financeiro e também como ele pode impactar diretamente nas atribuições do Setor de Compras de uma empresa de Restaurantes Empresariais, como a Express, é de suma importância para os profissionais da área.

Mas, para isso, algumas técnicas são necessárias como: estabelecer metas e objetivos para o setor; estudar sobre o Mercado Financeiro, indicadores e inflação; além, claro, de ter cartas nas mangas como estratégias de tranquilidade nas negociações.

Ainda assim, Roberta Athaydes comenta sobre a Express estar conseguindo enfrentar um mercado cheio de incertezas. “Sempre buscamos negociações com grandes volumes, desenvolvendo novos parceiros, mercadorias, buscando fechar no mix de produtos”, concluí.

Continue lendo

Business Intelligence - Um aliado de peso na análise de dados

Os controles internos de uma empresa têm um papel fundamental no seu crescimento, pois são valiosos instrumentos de apoio à…

Uma visão geral do cenário atual do agronegócio em nosso país.

O ano de 2023 está sendo um desafio para toda a cadeia de suprimentos. Havia-se muita expectativa para o cenário…