Vem chegando a Páscoa e a busca por chocolates de diferentes sabores, tamanhos e marcas aumentam drasticamente, mas você sabe de onde veio o chocolate?
O cacaueiro foi cultivado pelos astecas muito antes da chegada dos europeus ao México. Inicialmente era utilizado como ingrediente de uma bebida amarga fermentada que servia como fonte de energia e de sabedoria espiritual. Por isso era dado aos guerreiros para lhes dar força nas expedições militares e, posteriormente na Europa acabou sendo industrializado, adicionado açúcares e outros componentes, tornando-se um alimento mundialmente conhecido.
O chocolate é consumido muito mais por prazeres do que por nutrição, e acredita-se que por este motivo o chocolate tenha alcançado o seu grande sucesso entre os consumidores, embora ainda seja considerado um alimento de luxo e tenha o seu consumo mais intenso em países com maior grau de desenvolvimento, afirma-se que o Brasil é o quinto maior produtor de chocolates do mundo.
Existem inúmeras formulações utilizadas para a elaboração dos chocolates e dependem muito da preferência regional e legislação de cada país. A qualidade dos chocolates é relacionada diretamente com as características dos ingredientes, tendências do consumo regional e tecnologia aplicada ao processo produtivo. É muito comum que as grandes indústrias mantenham em sigilo os detalhes que garantem a diferenciação dos seus produtos.
E A PÁSCOA? POR QUE OVOS DE CHOCOLATE?
O ovo de Páscoa é um dos grandes símbolos da Páscoa e é bastante comum que as pessoas presenteiem umas às outras com esse item. Ao longo da história, o ovo foi enxergado como um dos mais tradicionais símbolos associados com a fertilidade e com o ciclo e a renovação da vida. Com isso, os ovos de galinha, por exemplo, tornaram-se um item para presentear. Essa associação do ovo com a fertilidade esteve presente nos mais variados povos da antiguidade.
No século XVIII, confeiteiros franceses decidiram fabricar ovos de chocolate e decorar o seu interior com bombons. O costume fez sucesso e se consolidou durante o período da Páscoa.
BENEFÍCIOS À SAÚDE
O chocolate é uma fonte de energia altamente nutritiva, de metabolismo rápido e de boa digestibilidade devido a presença do cacau, leite e açúcar na sua composição. O seu consumo tem sido estimulado devido a semente de cacau ter a presença de catequinas e procianidinas, contribuindo para os antioxidantes naturais que auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares, inibem a oxidação de lipídeos e colesterol LDL (colesterol ruim), tendo ações contra doenças.
Além de polifenóis, o chocolate é uma emulsão complexa que pode ativar os centros de bem-estar no cérebro humano, por possuir fitoquímicos semelhantes a cafeína e feniletilamina um estimulante parecido com a dopamina e a epinefrina produzidos pelo nosso organismo, nos dando assim uma sensação de prazer. O tipo de cacau, a localização geográfica e o clima influenciam no seu conteúdo de polifenois, interferindo assim, na quantidade destas substâncias no chocolate posteriormente.
Conheça os tipos de chocolate, para fazer uma boa escolha:
CHOCOLATE AMARGO
Conhecido também como dark, este chocolate contém maior concentração de cacau (rico em flavonoides) com percentual normalmente acima da casa dos 70% (auxiliando na diminuição da porcentagem de eventos cardiovasculares), sua elaboração é feita com pouco açúcar e sem leite. Chocolate que oferece maior benefício à saúde. Seu sabor amargo se deve a grande quantidade de massa de cacau. Super indicado como uma sobremesa saudável.
CHOCOLATE MEIO AMARGO
Concentra maior quantidade de cacau, normalmente superior a casa dos 50%. Tem pouco açúcar na sua formulação e por isso o seu sabor não é tão acentuado. Uma ótima combinação para consumir com um cafezinho sem açúcar.
CHOCOLATE AO LEITE
Este tipo tem parte da sua massa de cacau substituída por leite em pó, sendo que a concentração ou teor de cacau fica entre 36% e 46%. Podem ter variações, como licor e manteiga de cacau. O produto fica mais cremoso em sua textura e com um sabor mais acentuado para o doce. A indicação de consumo é menor pelo alto teor de açúcar em sua composição.
CHOCOLATE BRANCO
Este não é considerado chocolate pelos especialistas pois é produzido apenas com a manteiga de cacau e não a massa de cacau (que serve para fazer o chocolate preto), juntamente com gordura hidrogenada. Ele leva ainda em sua composição açúcar, leite e lecitina. O produto é considerado o mais doce com uma textura bem cremosa. Ao contrário da iguaria preta, este não tem antioxidantes por não ter a massa de cacau na composição e com certeza é o mais calórico devido à grande concentração de teor de gordura, sendo assim se você quer cuidar da sua saúde fique longe do chocolate branco!
Você já ouviu falar em Chocolate Funcional?
Quanto maior for o teor de cacau na sua composição, mais benefícios trará, por isso é indicado o consumo de chocolates compostos por no mínimo 50% de cacau. Os chocolates funcionais, portanto, são aqueles com alta concentração de cacau, e também possuem baixa quantidade de calorias. Quando elaborado ainda com outros ingredientes naturais, como oleaginosas, pimenta ou frutas, ele também agrega o valor nutricional e os benefícios desses alimentos.
Além disso, o chocolate também pode ser um aliado para a prática de exercícios físicos. O consumo do chocolate funcional, em moderação, aumenta os níveis de serotonina no corpo, hormônio da felicidade o que gera mais disposição para a prática esportiva e atividades do dia a dia.
Receitas:
Se você é um amante de chocolates, vai adorar essas receitinhas para deixar o seu doce além de saboroso, mais nutritivo, trazendo mais benefícios no seu consumo.
CHOCOLATE NUTRITIVO
Ingredientes:
– 500 gramas de chocolate picado;
– 250g de oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas).
Modo de preparo:
– Pique as oleaginosas;
– Derreta o chocolate em banho-maria ou como preferir, misture com as oleaginosas, distribua em formas de chocolate e bata as formas no balcão para que o chocolate se espalhe bem não deixe nenhum buraquinho;
– Leve à geladeira para endurecer e desenforme.
MOUSSE DE CHOCOLATE
Ingredientes:
– 180g de chocolate 70% cacau
– 3 claras
– Amendoim a gosto
Modo de preparo:
– Derreta o chocolate em banho maria;
– Bata as claras em neve;
– Misture o chocolate com as claras em neve e adicione o amendoim (pode ser substituído por castanhas ou nozes);
– Por fim, leve para geladeira por 1h.
Agora conhecendo os tipos de chocolate, fica mais fácil se manter na dieta e ainda escolher aqueles mais saudáveis. Não esqueça de tirar uma foto da sua receita e nos marcar no Instagram.
Aproveite essas dicas e torne sua Páscoa ainda melhor!