Também conhecidos como Geração Y, os millennials são formados pelas pessoas nascidas entre o começo dos anos 1980 e a metade da década de 1990. Esse grupo é caracterizado especialmente por ter vivenciado avanços surpreendentes, como a chegada da internet.
Nesse sentido, os millennials fazem parte da primeira geração que teve acesso a tecnologias como TV a cabo, videogames e computadores já na sua infância ou então adolescência – diferentemente de seus pais e avós. Os representantes desse grupo entraram no mercado de trabalho depois ou durante o chamando boom tecnológico e, portanto, sempre estiveram conectados à informação.
Qual é a relevância dessa geração no mercado de trabalho?
Atualmente, os millennials representam cerca de 50% da força de trabalho do Brasil, revela a pesquisa Millennials – Unravelling the Habits of Generation Y in Brazil, apresentada pelo Itaú BBA. Conforme o estudo, até 2030 esse índice deve saltar para 70%.
A supervisora de gestão de pessoas da Express Restaurantes Empresarias, Bianca Zanesi, destaca que essa geração tem extrema importância em áreas estratégicas das empresas.
“Como os millennials presenciaram uma das maiores revoluções da história, que foi a internet, eles acabam tendo mais feeling para entender o que o consumidor quer e espera. Dentro do ambiente de trabalho, eles são essenciais para pensar em estratégias para o sucesso do cliente, por exemplo, porque eles são mais exigentes e querem as coisas para ontem”, explica.
O equilíbrio das gerações, acredita Bianca, é a chave para desenvolver produtos e serviços que atendam a todos os potenciais clientes de uma empresa.
“Contar com colaboradores millennials nas organizações é essencial. As empresas devem, inclusive, incluir um profissional millennial e um de outra geração dentro de um mesmo projeto sempre que possível. Isso faz a organização pensar de forma mais completa e assim atingir todos os tipos de clientes que se pode ter”, ensina.
As principais características dos millennials:
O mercado de trabalho está em constante transformação com a chegada de novos profissionais. Para aproveitar o melhor que cada geração pode oferecer, é importante conhecer os perfis gerais de trabalho. Conheça as principais características que os millennials têm:
* Adaptáveis:
Os millennials enxergam mais sentido em adaptar o trabalho às suas vidas do que adaptar suas vidas ao trabalho. Ao contrário das gerações anteriores, esses profissionais priorizam a qualidade de vida. Trabalhar, para eles, não pode ser uma atividade totalmente diferente de se divertir. Buscam o equilíbrio mental, pessoal e profissional.
* Conectados:
Como a internet faz parte dessa geração desde a infância ou juventude, os millennials aprendem de maneira prática e ágil. Tarefas complexas são descobertas de forma intuitiva, sem a necessidade de grandes aulas sobre o assunto. A busca pela informação também norteia essa geração.
* Desburocratizados:
O excesso de burocracia não faz sentido para essa geração. Os processos devem ser eficientes, mas sem etapas desnecessárias. Diferentemente das outras gerações, os millennials acreditam que tudo que pode ser otimizado, deve ser.
* Imediatistas:
Movidos a desafios, essa geração possui um forte senso de urgência. Essa característica é natural se pensarmos que a era da informação sempre fez parte da vida profissional desse grupo. Assim como querem tudo rápido e ao mesmo tempo, eles também realizam as atividades dessa forma. Isso os tornam ágeis e produtivos.
* Ambiciosos:
A ambição também faz parte desse grupo. Ao contrário da geração anterior, que achava normal passar boa parte da vida em uma mesma posição, os millennials estão sempre de olho em oportunidades de crescimento. Ao mesmo tempo que são assertivos em suas tarefas, eles também esperam reconhecimento pela sua eficiente atuação.
* Comprometidos:
Não confundam as características anteriores com falta de comprometimento. Os millennials são empenhados e dispostos a realizar as atividades previstas com excelência. Quando se identificam com os valores da empresa, podem apresentar resultados até mesmo maiores do que os esperados.
Formas de motivar os millennials
Para conseguir engajar ao máximo essa geração e assim absorver todas as vantagens que eles podem trazer, as empresas precisam criar estratégias para mantê-los interessados e motivados.
Conheça abaixo algumas práticas que costumam gerar mais engajamento e motivação nos millennials:
– Aposte na comunicação:
Uma forma simples de manter o engajamento dessa geração é manter um canal de comunicação sempre aberto. É importante ouvir o que eles têm a dizer e compreender o seu ponto de vista.
O segundo passo da comunicação é dar relevância às ideias trazidas. Como é possível aplicar as considerações sugeridas? Deixar que essa geração busque e execute alternativas a processos existentes é uma excelente forma de motivá-los.
– Invista em benefícios:
O valor do salário normalmente não é o fator decisivo de motivação dessas novas gerações. Já os benefícios concedidos fazem toda a diferença!
Rigidez com o horário, por exemplo, é um fator que pouco combina com os novos talentos. Os empregadores devem apostar em um esquema de horários flexíveis.
A alimentação é outro ponto fundamental. As novas gerações são mais ligadas à vida saudável e à praticidade. As empresas com refeitórios próprios e cardápios bem elaborados ganham pontos com esses profissionais.
– Prefira ser um mentor e não um chefe:
Ao contrário do que muitos pensam, as gerações mais novas gostam sim de ouvir conselhos e de aprender coisas novas. O que eles normalmente não aturam é uma postura ditatorial.
O empregador deve, então, ser uma espécie de mentor e não propriamente um chefe. O diálogo constante é extremamente valorizado pelas novas gerações.
– Defina metas e objetivos:
Um dos motivos que desestimula os millennials é a falta de orientação. Não saber qual é o seu papel na empresa pode ser muito frustrante e até mesmo determinante na hora de permanecer ou não no trabalho.
É importante que os líderes deixem claro qual é a importância daquele profissional para a companhia. As metas e os objetivos também precisam estar evidentes e bem justificados, assim é possível enxergar o futuro dentro da empresa.
– Promova a integração entre as equipes:
As novas gerações não enxergam muito sentido em um trabalho entediante, sem intervalos produtivos. Muitas empresas já perceberam isso e estão investindo em áreas de convivência e em atividades de integração.
Um ambiente de trabalho saudável estimula a criatividade e a produtividade dos funcionários. É recomendado ainda que esses ambientes e encontros tenham atrativos que os tornem ainda mais convidativos e leves, como lanches e boa iluminação.