Higienizar as mãos é um ato de cuidado individual e coletivo; assim no dia 15 de Outubro acontece o Dia Mundial da Lavagem de Mãos, com intuito de chamar a atenção para o hábito de lavagem das mãos e aumentar a conscientização sobre os benefícios deste simples processo.
Este dia comemorativo é uma parceria público-privada global para promover a lavagem das mãos com sabonete e recebe o apoio de governos, instituições internacionais, organizações da sociedade civil, ONGs e empresas privadas.
As mãos estão envolvidas em praticamente todas as atividades que realizamos ao longo do dia, e ainda a utilizamos como proteção em caso de espirro ou tosse; assim existem milhões de micróbios em nossas mãos, os quais não enxergamos a olho nu e a maior parte deles é inofensiva e faz parte da flora microbiana natural, mas alguns podem ser nocivos à saúde humana.
O simples ato de lavar as mãos é rápido, barato e é fundamental para a prevenção de várias doenças virais e bacterianas e pode salvar vidas.
Em restaurantes e hospitais, a cobrança em relação a este processo é diária e frequente; entretanto, às vezes é difícil para algumas pessoas em sua rotina diária ficar lavando as mãos a todo o momento, por estarem na rua ou em algum lugar que não tenham acesso a água e sabonete. Para minimizar este problema, pode-se fazer uso do álcool gel de forma emergencial, não dispensando a lavagem das mãos em momentos específicos, como antes de comer, antes de manipular alimentos, antes e depois de ter contato com alguém doente, depois de usar o banheiro, mexer em animais e manusear lixo ou dinheiro.
Lavar as mãos é uma das melhores formas de proteger a si e à sua família de ficar doente.
E aí, se convenceu que você deve lavar suas mãos inúmeras vezes ao longo do dia?
Você entendeu quando lavar as mãos? Ah, não lembra ou não leu todo o texto acima?
Então leia o resumo abaixo e saiba QUANDO lavar as suas mãos.
- Antes, durante e depois de preparar comida;
- Antes e depois de comer;
- Antes e depois de cuidar de alguém que está em casa doente com vómitos ou diarreia;
- Depois de assoar o nariz, tossir ou espirrar;
- Depois de tocar num animal, comida de animal ou resíduos animais;
- Depois de pegar ônibus coletivo;
- Depois de chegar em casa de algum local da rua;
- Depois de tocar em lixo;
- Depois de manusear moedas ou cédulas de dinheiro;
- Ao ir no banheiro;
Ou seja; após todas as nossas atividades é necessário executar a lavagem das mãos.
E ONDE lavar as mãos?
Acompanha que vamos te orientar.
Em hospitais e restaurantes, tem um local com pia específica para realizar o processo da lavagem das mãos, a fim de evitar contaminações hospitalares ou alimentares.
Nos demais locais também sempre tem uma pia para lavagem das mãos; porém é necessário cuidar para que não a use para outros fins, e se necessário, higienizar o espaço antes de fazer o processo da lavagem das mãos.
Como lavar as mãos?
- Molhe toda a mão e antebraço até a altura do cotovelo em água corrente;
- Espalhe sabonete líquido com movimentos circulares;
- Deixe o sabonete agir pelo menos 1 minutos;
- Enxague em água corrente;
- Seque em papel descartável;
- Feche a torneira com papel descartável sempre que possível ou toalha limpa;
- Finalize com álcool gel 70%.
Observações:
Se a torneira for de rosca, usar papel ou outro meio para abri-la.
Se a torneira for automática, acionar com o antebraço (parte de trás do braço).
Lembre-se: álcool gel não é responsável pela limpeza das mãos, ele apenas finaliza a lavagem.
Sabonete antibacteriano ou sabonete comum líquido ou em barra?
Em restaurantes e hospitais é obrigatório o uso do sabonete antibacteriano sem odor, a fim de eliminar as bactérias e garantir que nenhum perfume interfira nos processos de trabalho.
Em sua residência geralmente o sabonete tem perfume, pode usar normalmente; porém é importante sempre optar pelo sabonete líquido pois o sabonete em barra fica úmido e entra em contato com diferentes superfícies e pessoas, assim permanecendo nele sujidades e bactérias, não garantindo assim a lavagem das mãos adequada.
Ações para a promoção dos hábitos de higiene e lavagem correta das mãos com água corrente, sabonete adequado e álcool gel 70% sempre que possível, se fazem necessárias a fim de prevenir a transmissão de microrganismos.
Desta forma a empresa Express Restaurante Empresarias no ano de 2022 lançou internamente a Campanha da Lavagem das Mãos em todos os seus restaurantes e Sede Administrativa. A Campanha acontece de forma trimestral com materiais informativos eletrônicos, treinamentos e competição entre unidades.
Você também pode fazer a diferença.
Já lavou sua mão hoje?