O transporte de alimentos envolve muitos aspectos. Cada vez mais, alimentos são produzidos em um local e consumidos em outro, o que exige uma rede logística altamente eficiente para garantir que o produto chegue ao destino em condições ideais.
Muitas empresas compram as comidas transportadas para serem servidas aos seus colaboradores. No entanto, nesse tipo de terceirização podem ocorrer muitas falhas, e os prejuízos para os comensais podem ser significativos, tanto em termos de qualidade quanto de saúde.
Um aspecto crucial a ser considerado no transporte de alimentos é o risco de contaminação microbiológica. Durante o transporte, os alimentos podem ser expostos a uma série de agentes contaminantes, como bactérias, fungos e vírus.
A falta de controle sobre as condições de higiene, o transporte em veículos inadequados ou a manipulação imprópria ao longo do caminho pode permitir que esses microorganismos patogênicos se proliferem, colocando em risco a saúde dos comensais. A contaminação cruzada, que ocorre quando alimentos entram em contato com superfícies ou utensílios contaminados, também é uma preocupação.
Os riscos à saúde dos comensais associados ao transporte inadequado de alimentos são uma preocupação crescente. Alguns alimentos, quando não são mantidos nas condições corretas durante o transporte, podem se tornar um terreno fértil para o crescimento de bactérias como Salmonella, Escherichia coli (E. coli) e Listeria, que são conhecidos por causar intoxicações alimentares graves.
Sabemos que, muitas vezes, as cubas com os preparos saem horas antes de serem servidas e ficam por muitas horas sendo transportadas e manuseadas em diferentes locais.
A alteração no sabor e na textura é outra consequência indesejada das refeições que são preparadas em um outro lugar e transportadas para um refeitório corporativo. Massas, carnes, arroz, saladas e outros preparados não serão os mesmos. Isso não só afeta a experiência sensorial dos comensais, mas também reduz a qualidade percebida do alimento, levando à insatisfação dos consumidores.
Para evitar os prejuízos descritos acima, cada vez mais as empresas estão investindo na construção de restaurantes dentro das empresas. Dessa forma, as empresas não correrão riscos e servirão uma refeição saborosa.
Além disso, com a alimentação preparada no restaurante localizado na própria empresa, todas as normais sanitárias estarão sendo rigorosamente cumpridas e as empresas poderão verificar, in loco, todos os processos desde a limpeza, até o preparo, condições do estoque, entre outros pontos muito importantes para a empresa receber uma alimentação de qualidade.
Joice Colussi
Setor de Qualidade
Express Soluções em Alimentação