O desempenho de uma organização e a qualidade do produto ou serviço que ela oferece são diretamente afetados pela forma que os seus profissionais enxergam o local e a cultura do trabalho. Entenda.
Uma das preocupações mais frequentes em uma organização é em relação à satisfação do seu consumidor. Em razão disso, a employee experience (EX) – também chamada de experiência do colaborador, sua tradução em português – acaba ficando de lado.
Mas saiba que esse conceito é muito importante e, quando colocado em prática, tem força para melhorar a produtividade da empresa, oferecendo máximo de qualidade, engajando a equipe, trazendo bom clima organizacional e resultando em benefícios no relacionamento com os clientes.
Afinal, o capital humano é um dos principais triunfos de um negócio e as percepções dos colaboradores dizem muito sobre a organização, além da capacidade de atrair ou reter grandes profissionais. Isso porque boa remuneração e benefícios atrativos não são as únicas iniciativas capazes de manter o engajamento da equipe. É importante que o trabalho seja essencial, agregando boas experiências e trajetórias de sucesso.
É por isso que os gestores e os profissionais de RH precisam ficar atentos às melhores iniciativas no segmento e levar essa cultura com foco nos colaboradores para o dia a dia das empresas.
Neste artigo, você vai conhecer todos os detalhes dessa experiência, suas vantagens e como começar a implementar a partir de agora para alcançar sucesso na gestão de pessoas.
O que é employee experience
A employee experience é uma estratégia de gestão de pessoas que trabalha no engajamento dos profissionais que fazem parte do quadro de funcionários da empresa. Por meio do alinhamento de valores e do diálogo constante, esse conceito foca na percepção que um colaborador tem da empresa que ele trabalha.
Busca entender, desde a contratação até o desligamento, como os profissionais se sentem no local de trabalho e como a organização pratica os valores no dia a dia, onde cada contato do colaborador com a empresa é somado à experiência final e que determinará o sucesso ou não deste método.
Segundo um levantamento realizado pelo instituto Global Human Capital Trends, 80% dos executivos consultados acreditam que a experiência do profissional é essencial para o sucesso do negócio. Entretanto, apenas 22% classificam suas estratégias como assertivas nesse segmento.
Além de fazer bem para os profissionais, também ajuda a melhorar a imagem de uma empresa, demonstrando a sua preocupação com o bem-estar de todos.
Entenda também o que é employer branding.
Como colocar em prática a employee experience?
Conheça dicas de como a experiência do colaborador funciona no dia a dia.
1. Tenha um bom ambiente de trabalho: Em um cenário ideal com todos os profissionais dividindo o mesmo espaço de trabalho, é importante que se tenha uma estrutura agradável para realizar as funções. Isso passa por estações de trabalho confortáveis, equipamentos ágeis, segurança, entre outros. Tudo para que o ambiente seja uma extensão da casa do colaborador e seja menos exaustivo.
2. Capacite e forme lideranças: Com dedicação, os profissionais também terão como foco a capacitação constante para ampliar oportunidades. Pense na elaboração de planos de carreira, treinamentos, concessão de autonomia para liderar projetos, por exemplo. Aliás, esse também é um dos passos para fortalecer a sua marca como empregadora.
3. Tenha em mente a jornada do colaborador: Quanto mais bons momentos o profissional tiver na empresa, melhor será a sua memória em relação à organização e permitirá a criação de vínculos. Por isso, pense a jornada do funcionário desde a busca pela vaga, durante a contratação e também nas etapas de desligamento.
4. Feedback é essencial: Extremamente útil para a gestão de pessoas, o feedback contribui para corrigir eventuais falhas na atuação do colaborador, mas também para que a empresa implemente suas próprias iniciativas com relação a uma melhoria contínua nos processos de trabalho. Lembrando que feedback é falar, mas também ouvir.
Conheça 5 livros sobre recursos humanos que você precisa conhecer.
Quais as vantagens de apostar na employee experience?
Entenda os motivos que fazem a diferença quando se investe em experiência do colaborador.
Contribui com o engajamento das pessoas
Um dos principais desafios de uma empresa é manter os seus profissionais engajados. Mas saiba que a experiência do colaborador pode contribuir com essa demanda. O seu principal resultado é manter equipes satisfeitas com a sua função, que acabam dedicando a sua atenção e o empenho para garantir o sucesso de todos. Sem engajamento, os profissionais executam as suas demandas sem propósito, deixando de lado seu potencial e afetando todo o processo de produção da empresa.
Aumenta a produtividade de todos
Em um ambiente de trabalho onde a experiência do colaborador é valorizada, profissionais engajados e satisfeitos com o ambiente de trabalho produzem mais e melhor. É isso que chamamos de motivação, que faz com que o trabalho deixe de ser uma obrigação, uma tarefa árdua, para representar uma fonte de orgulho e satisfação. Com isso, muda-se a postura do profissional, que passa a adotar um comportamento mais proativo, melhorando a qualidade daquilo que produz e entrega como resultado. Entenda também por que bons funcionários pedem demissão.
Ajuda a reter talentos
Quem trabalha com RH sabe como é um desafio diário reter os melhores profissionais em seu quadro de funcionários. Até porque um grande índice de rotatividade faz com que a sua empresa tenha que organizar recrutamentos constantes, integrações e perda de força de trabalho importante. Uma orientação no conceito employee experience é que é importante saber quem são os colaboradores chave, aqueles com ótimo desempenho, e mantê-los como profissionais por muitos anos.
Saiba também aqui 4 perfis de profissionais comuns encontrados no mercado e como melhor aproveitá-los na sua empresa.
Reduz o absenteísmo
Quando se trabalha em um ambiente onde a experiência do colaborador é valorizada, o profissional da sua empresa evitará ao máximo faltar ao trabalho. E isso reduzirá as faltas frequentes e sem justificativas plausíveis, como é o caso do absenteísmo, uma pedra no sapato para o RH de qualquer empresa. Quando um profissional adota essa postura, é porque algo não está dando certo no ambiente de trabalho, seja por excesso de atividades, liderança questionada, falta de desafios, entre outros. A gestão de pessoas precisa agir mais do que nunca nesses casos.
E você, já investe na exployee experience? Compartilhe esse artigo nas redes sociais e nos conte!
O desempenho de uma organização e a qualidade do produto ou serviço que ela oferece são diretamente afetados pela forma que os seus profissionais enxergam o local e a cultura do trabalho. Entenda.
Uma das preocupações mais frequentes em uma organização é em relação à satisfação do seu consumidor. Em razão disso, a employee experience (EX) – também chamada de experiência do colaborador, sua tradução em português – acaba ficando de lado.
Mas saiba que esse conceito é muito importante e, quando colocado em prática, tem força para melhorar a produtividade da empresa, oferecendo máximo de qualidade, engajando a equipe, trazendo bom clima organizacional e resultando em benefícios no relacionamento com os clientes.
Afinal, o capital humano é um dos principais triunfos de um negócio e as percepções dos colaboradores dizem muito sobre a organização, além da capacidade de atrair ou reter grandes profissionais. Isso porque boa remuneração e benefícios atrativos não são as únicas iniciativas capazes de manter o engajamento da equipe. É importante que o trabalho seja essencial, agregando boas experiências e trajetórias de sucesso.
É por isso que os gestores e os profissionais de RH precisam ficar atentos às melhores iniciativas no segmento e levar essa cultura com foco nos colaboradores para o dia a dia das empresas.
Neste artigo, você vai conhecer todos os detalhes dessa experiência, suas vantagens e como começar a implementar a partir de agora para alcançar sucesso na gestão de pessoas.
O que é employee experience
A employee experience é uma estratégia de gestão de pessoas que trabalha no engajamento dos profissionais que fazem parte do quadro de funcionários da empresa. Por meio do alinhamento de valores e do diálogo constante, esse conceito foca na percepção que um colaborador tem da empresa que ele trabalha.
Busca entender, desde a contratação até o desligamento, como os profissionais se sentem no local de trabalho e como a organização pratica os valores no dia a dia, onde cada contato do colaborador com a empresa é somado à experiência final e que determinará o sucesso ou não deste método.
Segundo um levantamento realizado pelo instituto Global Human Capital Trends, 80% dos executivos consultados acreditam que a experiência do profissional é essencial para o sucesso do negócio. Entretanto, apenas 22% classificam suas estratégias como assertivas nesse segmento.
Além de fazer bem para os profissionais, também ajuda a melhorar a imagem de uma empresa, demonstrando a sua preocupação com o bem-estar de todos.
Entenda também o que é employer branding.
Como colocar em prática a employee experience?
Conheça dicas de como a experiência do colaborador funciona no dia a dia.
1. Tenha um bom ambiente de trabalho: Em um cenário ideal com todos os profissionais dividindo o mesmo espaço de trabalho, é importante que se tenha uma estrutura agradável para realizar as funções. Isso passa por estações de trabalho confortáveis, equipamentos ágeis, segurança, entre outros. Tudo para que o ambiente seja uma extensão da casa do colaborador e seja menos exaustivo.
2. Capacite e forme lideranças: Com dedicação, os profissionais também terão como foco a capacitação constante para ampliar oportunidades. Pense na elaboração de planos de carreira, treinamentos, concessão de autonomia para liderar projetos, por exemplo. Aliás, esse também é um dos passos para fortalecer a sua marca como empregadora.
3. Tenha em mente a jornada do colaborador: Quanto mais bons momentos o profissional tiver na empresa, melhor será a sua memória em relação à organização e permitirá a criação de vínculos. Por isso, pense a jornada do funcionário desde a busca pela vaga, durante a contratação e também nas etapas de desligamento.
4. Feedback é essencial: Extremamente útil para a gestão de pessoas, o feedback contribui para corrigir eventuais falhas na atuação do colaborador, mas também para que a empresa implemente suas próprias iniciativas com relação a uma melhoria contínua nos processos de trabalho. Lembrando que feedback é falar, mas também ouvir.
Conheça 5 livros sobre recursos humanos que você precisa conhecer.
Quais as vantagens de apostar na employee experience?
Entenda os motivos que fazem a diferença quando se investe em experiência do colaborador.
Contribui com o engajamento das pessoas
Um dos principais desafios de uma empresa é manter os seus profissionais engajados. Mas saiba que a experiência do colaborador pode contribuir com essa demanda. O seu principal resultado é manter equipes satisfeitas com a sua função, que acabam dedicando a sua atenção e o empenho para garantir o sucesso de todos. Sem engajamento, os profissionais executam as suas demandas sem propósito, deixando de lado seu potencial e afetando todo o processo de produção da empresa.
Aumenta a produtividade de todos
Em um ambiente de trabalho onde a experiência do colaborador é valorizada, profissionais engajados e satisfeitos com o ambiente de trabalho produzem mais e melhor. É isso que chamamos de motivação, que faz com que o trabalho deixe de ser uma obrigação, uma tarefa árdua, para representar uma fonte de orgulho e satisfação. Com isso, muda-se a postura do profissional, que passa a adotar um comportamento mais proativo, melhorando a qualidade daquilo que produz e entrega como resultado. Entenda também por que bons funcionários pedem demissão.
Ajuda a reter talentos
Quem trabalha com RH sabe como é um desafio diário reter os melhores profissionais em seu quadro de funcionários. Até porque um grande índice de rotatividade faz com que a sua empresa tenha que organizar recrutamentos constantes, integrações e perda de força de trabalho importante. Uma orientação no conceito employee experience é que é importante saber quem são os colaboradores chave, aqueles com ótimo desempenho, e mantê-los como profissionais por muitos anos.
Saiba também aqui 4 perfis de profissionais comuns encontrados no mercado e como melhor aproveitá-los na sua empresa.
Reduz o absenteísmo
Quando se trabalha em um ambiente onde a experiência do colaborador é valorizada, o profissional da sua empresa evitará ao máximo faltar ao trabalho. E isso reduzirá as faltas frequentes e sem justificativas plausíveis, como é o caso do absenteísmo, uma pedra no sapato para o RH de qualquer empresa. Quando um profissional adota essa postura, é porque algo não está dando certo no ambiente de trabalho, seja por excesso de atividades, liderança questionada, falta de desafios, entre outros. A gestão de pessoas precisa agir mais do que nunca nesses casos.
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