5 livros sobre Recursos Humanos que você precisa conhecer

07/10/2019

Para se manterem atualizados e capacitados, os profissionais de Recursos Humanos (RH) precisam buscar constantemente boas referências em livros, artigos, cursos e mídias. Atualmente, essa área passa por um momento de transformação, visto que novas tecnologias e estratégias estão invadindo as empresas que querem se manter competitivas. 

 

Com base nisso, elencamos algumas dicas para aprimorar o trabalho da área de Recursos Humanos. As cinco obras foram destacadas por Bianca Zanesi, analista de Recursos Humanos da Express Restaurantes Empresarias. Há opções de livros para download, para leitura online e para compra. 

 

 

Confira a seguir 5 dicas de livros sobre gestão de Recursos Humanos:

 

 

 

1. Inteligência Emocional - Daniel Goleman

 

O livro transformou a maneira de pensar a inteligência no mundo dos negócios. Das fronteiras da psicologia e da neurociência, Daniel Goleman trouxe o conceito de "duas mentes" - a racional e a emocional - e explica como, juntas, elas moldam nosso destino. 

 

Segundo o autor, a consciência das emoções é fator essencial para o desenvolvimento da inteligência do indivíduo. Relatando casos cotidianos, o livro mostra como a incapacidade de lidar com as próprias emoções pode minar a experiência escolar, acabar com carreiras promissoras e destruir vidas. Esse e outros livros de Recursos Humanos podem ser lidos online e baixados no site da Universidade de São Paulo (USP). Confira o livro clicando aqui.

 

 

2. A Quinta Disciplina - Peter Senge

 

A Quinta Disciplina é, na verdade, a síntese de outras quatro, que, segundo Peter Senge, são fundamentais para o sucesso de uma empresa, independentemente do ramo ou do tamanho. O livro traz programas de aprendizagem baseados em importantes "disciplinas", como: domínio pessoal, modelos mentais, visão compartilhada, aprendizagem em equipe e pensamento sistêmico.

 

A edição mais recente da obra conta com exemplos de como grandes corporações aplicaram os ensinamentos deste livro e obtiveram resultados extraordinários. Esse e outros livros de RH estão disponíveis para baixar na Amazon. Acesse aqui.

 

 

3. Competência: a chave para o desempenho - Cecília Bergamini

 

Em um mercado cada vez mais competitivo, é indispensável contar com colaboradores que sejam acima de tudo competentes, isto é, que estejam preparados e dispostos para irem cada vez mais longe. Este livro explora como os recursos da competência individual passam a ser um dos mais importantes elementos entre as organizações. 

 

Esse potencial interior do ser humano aliado a um certo tipo de predisposição interior consciente exige conhecimento ligado a predisposições afetivo emocionais. Cada um precisa conhecer e gostar da sua área de atuação para tornar-se competente naquilo que faz.

Saiba mais sobre essa importante obra aqui.

 

 

4. Coaching para Gestão de Pessoas – Andréia Roma, Cristiane Farias e José Haddad 

 

 

Nesta obra, diversos profissionais de grande experiência abordam conceitos atuais de gestão de pessoas. Os artigos abordam temas como conflito de gerações, capital espiritual, quebra de paradigmas, gestão da mudança, liderança de alta performance e desenvolvimento de carreira. 

 

O livro traz ainda diversas citações de autores consagrados e referências a uma biblioteca rica. No geral, a publicação passa ao leitor a sensação de participar de um curso completo de gestão. Mais informações sobre a obra podem ser acessadas aqui

 

 

5. 7 Práticas de RH que nos fizeram vencer o GPTW 

 

Considerado uma autoridade global no mundo do trabalho, o GPTW publica anualmente mais de 40 rankings que premiam as melhores empresas para trabalhar em âmbito nacional, regional, setorial e temático. Entre os materiais avaliados, estão os comentários dos funcionários, a pesquisa de clima e as práticas culturais da organização.

 

Mas, afinal, o que leva uma empresa a ganhar o GPTW?

Para responder a essa pergunta, profissionais de rh das marcas Express e Metadados uniram forças e elencaram alguns motivos relevantes para a conquista dessa distinção. O livro com práticas bem sucedidas de Recursos Humanos está disponível para download aqui.