Diretamente relacionado à saúde organizacional de uma empresa, o turnover mede a rotatividade dos colaboradores nas organizações. O tema é de extrema relevância, pois impacta com força o caixa dos empreendimentos. Demitir e contratar funcionários demanda tempo e dinheiro, logo, a prática deve ser evitada quando for possível.
Quando uma empresa está com índices altos de rotatividade, é possível que existam problemas organizacionais em seus processos. Nesse momento, é importante buscar estratégias para a redução de turnover. O ideal é que a rotatividade esteja em um índice interessante apenas para uma renovação natural das equipes.
Para alcançar a redução do turnover, é necessário investir em estratégias que estreitam o relacionamento dos colaboradores com a empresa. A motivação é outro fator essencial para reter talentos.
Confira a seguir como reduzir o turnover na empresa em 5 ações:
1 – Busque saber as razões do turnover
Se existe um fluxo grande de pessoas saindo da sua empresa, certamente existe uma (ou mais) razão para isso. Para descobrir o motivo desse cenário, faça uma entrevista demissional sempre que alguém for desligado do empreendimento.
A conversa deve ser pessoal, sem nenhum clima de intimidação. Vale também conversar com os colegas mais próximos do colaborador desligado. Ao descobrir as causas do turnover, fica mais fácil investir em estratégias assertivas.
2 – Ofereça benefícios
Cada vez mais os colaboradores procuram por empresas que ofereçam não apenas dinheiro, mas também benefícios que geram satisfação pessoal. As novas gerações, especialmente, priorizam fatores ligados à qualidade de vida.
Avalie a possibilidade de oferecer flexibilização do horário de trabalho quando possível e aposte em parcerias com academias, cinemas e instituições de ensino. Invista ainda na alimentação de qualidade e em confraternizações para unir as equipes. Empresas especializadas na administração de restaurantes empresariais se encarregam desse benefício sem sobrecarregar o RH.
3 – Desenvolva um plano de carreira
Um motivo frequente de desligamentos nas empresas é a falta de perspectiva profissional. Para resolver essa questão, desenvolva uma trilha de carreira para as equipes.
Dessa forma, os colaboradores conseguem vislumbrar quais oportunidades eles poderão alcançar e, assim, trabalharão mais motivados. Não esqueça de divulgar o plano de carreira em um canal que todos os funcionários tenham acesso.
4 – Melhore o processo seletivo dos colaboradores
Uma das formas mais eficientes de reduzir o turnover é aprimorar a seleção e o recrutamento de novos funcionários. Quanto mais criterioso for esse processo, melhor.
Ao melhorar o método de escolha dos colaboradores, a empresa passa a contratar pessoas que se encaixam no perfil da organização e da vaga em questão. Dessa forma, as chances de rotatividade para o cargo diminuem.
5 – Crie um bom ambiente de trabalho
Quando uma empresa conta com um ambiente de trabalho considerado saudável pelas equipes, o índice de turnover tende a ser mais baixo. Os gestores e os profissionais de RH devem ficar atentos a esse ponto.
A empresa precisa demonstrar uma preocupação constante com o bem-estar dos colaboradores. Quando possível, estude também a criação de ambientes mais descontraídos e unidos, estimulando assim a proatividade e o espírito de equipe.