A identificação do vírus surgiu em janeiro na província de Hubei, na China, depois do alerta de diversos casos de pneumonia na cidade de Wuhan, no final de 2019.
A Organização Mundial da Saúde declarou nesta quarta-feira (11/03) a pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2). Apesar do crescente número de casos, devemos manter o foco na contenção e prevenção da circulação do vírus.
O que é o Coronavírus?
Trata-se de RNA vírus da ordem Nidovirales da família Coronaviridae. Os vírus da SARS-CoV, MERS-CoV e SARS-CoV-2 são da subfamília Betacoronavírus que infectam somente mamíferos e são altamente patogênicos e responsáveis por causar síndrome respiratória e gastrointestinal.
Além desses três, há outros quatro tipos de coronavírus que podem induzir doença no trato respiratório superior e, eventualmente inferior, em pacientes imunodeprimidos, bem como afetar especialmente crianças, pacientes com comorbidades, jovens e idosos. Todos os coronavírus que afetam humanos tem origem animal.
Os coronavírus são uma grande família de vírus comuns em muitas espécies de animais, incluindo camelos, gado, gatos e morcegos. Raramente, os coronavírus animais podem infectar pessoas e depois se espalhar entre elas, como aconteceu com o MERS-CoV e SARS-CoV. No início, muitos dos pacientes com surtos de doenças respiratórias causados por COVID-19 em Wuhan, na China, tinham alguma ligação com um grande mercado de frutos do mar e animais vivos, sugerindo que a disseminação ocorreu de animais para pessoas.
O relatório da OMS, em tempo real sobre os caso de coronavírus no mundo você pode acompanhar em neste link.
Como o Covid-19 é transmitido?
O vírus causador da COVID-19 pode se propagar de pessoa para pessoa por meio de gotículas do nariz ou da boca que se espalham quando uma pessoa com COVID-19 tosse ou espirra. A maioria dessas gotículas cai em superfícies e objetos próximos – como mesas ou telefones.
As pessoas também podem pegar COVID-19 se respirarem ou através do contato com pessoas contaminadas pelas secreções (gotículas de saliva; espirro; tosse; catarro; contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão; contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos).
Quais são os sintomas?
Os sintomas são febre, tosse e dificuldade para respirar.
De modo geral, para considerar um caso suspeito do COVID-19 é preciso que o paciente apresente febre, sintomas de gripe comum (coriza, congestão nasal, dor de garganta, dor de cabeça, dificuldade para respirar, tosse ou espirro) e que tenha viajado, nos últimos 14 dias, para algum país onde ocorre transmissão direta do COVID-19 ou apresente febre, um dos sintomas de gripe comum e que tenha tido contato direto com caso SUSPEITO ou CONFIRMADO para o CONVID-19 nos últimos 14 dias.
Como prevenir o corona vírus?
Podemos tomar alguns cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus.
Entre os cuidados estão:
- Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas ou com outras doenças;
- Fique em casa quando estiver doente;
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço descartável para higiene nasal e após fazer a higienização das mãos;
- Evitar tocar nos olhos, boca e nariz;
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal;
- Manter os ambientes bem ventilados;
Lavar as mãos frequentemente seguindo os passos abaixo:
- Use água e sabão ou o álcool gel 70%;
- Primeiro esfregue as mãos;
- Posteriormente o dorso das mãos;
- Lave entre os dedos;
- Não esqueça os polegares;
- Ponta dos dedos;
- Lave os punhos;
- Enxague as mãos;
- Seque as mãos.
Se você usar água e sabão, a lavagem das mãos deve durar aproximadamente 1 minuto. Já se a higienização for com álcool gel dura cerca de 20 segundos.
Medidas da Express Restaurantes para a contenção do Corona vírus
Pensando em redobrar a prevenção ao Corona vírus, a Express Restaurantes Empresariais está tomando algumas medidas preventivas em todos os restaurantes e também na sede administrativa.
- Retiramos todos os ornamentos presentes nas mesas de nossos restaurantes como: jogos americanos, displays, vasos e arranjos, para evitar a contaminação por conta do manuseio destes itens.
- Intensificamos a higienização das superfícies dos buffets e mesas dos restaurantes a cada hora (ou de acordo com a demanda) com álcool 70%.
- Evitaremos o contato físico (beijo, abraço, aperto de mão) e por hora o hábito do chimarrão compartilhado também está suspenso.
- É extremamente importante que todos higienizem suas mãos antes de entrar no restaurante e fazer suas refeições.
Orientações para quem está em Isolamento
A recomendação do Ministério da Saúde para os casos suspeitos graves é que os pacientes sejam hospitalizados. Já para os casos suspeitos mais leves não há a necessidade de hospitalização, sendo acompanhados por equipes de saúde dos municípios e instituídas medidas de precaução domiciliar e por um prazo de 14 dias.
Esse prazo pode se estender por até igual período, conforme resultado laboratorial que comprove o risco de transmissão do vírus. Durante esse tempo, a equipe de vigilância entrará em contato com o paciente, regularmente, para monitorar o estado de saúde daquela pessoa explicou a gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Talita Tavares.
IMPORTANTE: Se você não tiver nenhum sintoma, poderá continuar com suas atividades diárias, como ir ao trabalho, escola ou outras áreas públicas, mas lembre-se de seguir as recomendações dos governos locais e da OMS.
Com o objetivo de ampliar os canais de comunicação oficiais sobre o COVID-19 para aumentar o acesso a informações sobre cuidados para prevenção, informações sobre diagnóstico e tratamento, isolamento, necessidade de assistência à saúde, dentre outras.
Os cidadãos poderão tirar dúvidas sobre a doença e receber orientações através do fone 136, com conteúdo específico sobre o novo corona vírus, o COVID-19. O serviço do 136 funcionará 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Preparamos um kit com as informações mais relevantes sobre o assunto para você utilizar na sua empresa, baixe agora é grátis.
Fontes: