Cada vez mais utilizado na área de Recursos Humanos, o termo employer branding abrange as ações empresariais que são focadas em engajamento e bem-estar dos colaboradores. Em tradução simples, o conceito reúne as estratégias voltadas à “marca empregadora”.
Apesar de serem destinadas ao público interno, as iniciativas de employer branding têm ligação direta também com o consumidor final. Isso ocorre pois antes de termos clientes engajados com a nossa marca, precisamos ter colaboradores alinhados com nossa cultura.
Os gestores e empresários mais antenados já sabem: não existe vendedor mais eficiente do que um funcionário satisfeito! O conceito de employer branding atua justamente nesse sentido.
O que é employer branding e qual sua importância?
Em resumo, podemos definir o employer branding como todos os esforços que uma companhia aplica para comunicar ao público interno e externo as razões que fazem dela uma marca “desejável” para se trabalhar. A estratégia, portanto, é responsável por promover a imagem da empresa, o que resulta em manutenção de talentos e atração de profissionais capacitados.
Com o mercado cada vez mais competitivo, a retenção de talentos é uma tarefa complicada. Profissionais capacitados e com alta performance tendem a receber novas propostas e é também nesse quesito que entra a importância do employer branding. A reputação da sua empresa é determinante para ela se tornar um “imã” de colaboradores inovadores e estratégicos.
Além do impacto na imagem da marca no mercado, as estratégias de employer branding afetam diretamente a produtividade da empresa. A relação nesse caso é direta: se as equipes estão satisfeitas e orgulhosas, elas trabalham mais e melhor.
As ações de employer branding também reduzem os custos com processos de recrutamento, visto que a rotatividade diminui. Com menos desligamentos e com funcionários alinhados com os valores da marca, o tempo dispensado com contratações pelo setor de recursos humanos é menor.
Por fim, vale ressaltar que quanto melhor for a imagem da empresa, mais fácil é o trabalho da equipe comercial na hora de estabelecer parcerias. Quando os fornecedores percebem que se associar à determinada marca pode agregar valor ao seu empreendimento, eles ficam dispostos a negociar mais e fazem questão de estabelecer algum vínculo. Toda essa cadeia de benefícios citada, claro, potencializa também os resultados gerais da companhia.
A reputação empregadora de uma empresa costuma ganhar bastante território e reflete na imagem da marca para o consumidor. Vale reforçar, então, que o conceito de employer branding é pautado na satisfação dos colaboradores, mas seus reflexos chegam sem dificuldades ao cliente final e impactam na imagem geral da marca no mercado.
Qual é a marca e a imagem que sua empresa tem no mercado? Ela atrai e retém talentos? Quais são os traços da cultura organizacional que são fortes na construção dessa marca?
Para ajudar você a responder essas questões criamos um e-book com o apoio da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH- Itajaí ) com: o que é o employer branding, as melhores estratégias para começar a aplicar o conceito e como o utilizamos na Express Restaurantes Empresariais para que sirva de inspiração para a sua companhia.