Toda demissão costuma trazer custos relevantes para uma empresa. Pagamento de rescisão, treinamento de um novo colaborador e atraso de projetos em andamento são alguns dos gastos diretos que são gerados com um desligamento.
Quando a demissão parte de uma solicitação de um bom funcionário a situação é ainda pior para a empresa. Um colaborador eficiente – que preza pela pontualidade, bom relacionamento e qualidade do trabalho – tem um valor inestimável para qualquer organização. Encontrar uma pessoa com perfil adequado para a posição pode levar tempo, o que impactará diretamente na produtividade da empresa.
Nesse sentido, é necessário que o setor de Recursos Humanos junto aos gestores entendam os motivos que levaram ao pedido de desligamento. Quando essa situação ocorre, é fundamental a aplicação da entrevista de desligamento. Precisamos saber quais fatores geraram essa atitude, assim a organização vai conseguir evitar ao máximo novos pedidos de demissão.
5 motivos que levam ao pedido de demissão
Para evitar a saída de talentos de sua equipe, os gestores devem compreender qual é o papel da empresa no processo de retenção de bons profissionais. A supervisora de Recursos Humanos da Express Restaurantes Empresarias, Bianca Zanesi, listou alguns motivos que costumam pesar no desligamento dos funcionários:
1. A empresa conta com processos muito engessados:
Muitas organizações parecem estar paradas no tempo, sem nenhuma adaptação à realidade atual. Esse fator costuma incomodar profissionais antenados e competentes.
Políticas internas ultrapassadas e processos engessados devem ser revistos o quanto antes. Trazer flexibilidade para a gestão é fundamental para agregar valor à organização.
2. O profissional está sobrecarregado.
No intuito de fazer mais com menos, algumas organizações sobrecarregam seus colaboradores com trabalho extra – especialmente os que se mostram mais eficientes. A estratégia pode até funcionar por um tempo, gerando mais produtividade para a empresa. Com o passar dos dias, porém, o bom funcionário começa a acreditar que está sendo penalizado por sua competência. É importante evitar que isso ocorra, com feedbacks constantes e alinhamento a respeito da sazonalidade de sobrecarga.
3. O clima organizacional não está bom:
Atualmente passamos, no mínimo, 1/3 do nosso dia no trabalho. Os profissionais optam por trocar de ambiente quando não se sentem felizes.
Além de interferir diretamente na produtividade, o clima organizacional é um dos fatores ligados aos pedidos de desligamento. Gestores eficientes investem em iniciativas que trabalhem a mente positiva das suas equipes.
4. A organização não abrange um plano de carreira:
A maioria dos profissionais comprometidos gosta de ter uma direção clara da expectativa da empresa. Nesse sentido, um plano de carreira é importante pois esse funcionário pode visualizar quais são os próximos passos dele dentro da organização, se atender os requisitos exigidos.
Algumas empresas gastam muito tempo, energia e dinheiro para contratar pessoas qualificadas, mas esquecem de investir esforços na retenção desses profissionais. O papel da liderança é indicar com clareza quais são as opções de caminho que podem ser seguidos dentro da organização.
5. Ineficiência do gestor:
Você já ouviu a máxima: "as pessoas pedem demissão de seus chefes, não das empresas"? Muitas vezes, os profissionais deixam o seu cargo por ineficiência dos gestores.
Os líderes precisam estar dispostos a apoiar os seus funcionários para manter a equipe engajada e produtiva. A empresa deve buscar gestores que tenham uma preocupação genuína com sua equipe, pois esse é um dos principais motivos que levam os profissionais a serem comprometidos e leais aos seus líderes.
Como evitar a demissão de bons funcionários?
Após entender as principais razões que fazem bons funcionários pedirem demissão, é chegada a hora de aplicar estratégias para evitar esse cenário. Algumas medidas simples podem ser altamente eficientes. Confira orientações elaboradas com o apoio da supervisora de Recursos Humanos da Express Restaurantes Empresarias, Bianca Zanesi, para reter talentos nas empresas.
* Priorize o diálogo entre gestores e colaboradores:
Conflitos e divergências no ambiente e com colegas de trabalho são esperados: as pessoas são diferentes umas e das outras e, por isso, apresentam visões distintas das mesmas situações. O que não pode ser normalizado é a falta de diálogo.
Os líderes devem ser transparentes, buscando sempre ouvir seus profissionais. Os bons funcionários costumam ser responsáveis por muitas tarefas e os líderes acabam "esquecendo" de acioná-los para conversas e feedbacks, o que é um erro.
Ao dar atenção para os colaboradores, as equipes se sentem à vontade para propor melhorias e para sugerir novas metodologias de trabalho. Tudo isso interfere diretamente na motivação e na produtividade. Ouvir genuinamente os funcionários é umas das práticas de gestão mais cruciais para a retenção de talentos.
* Reconheça as conquistas:
Praticamente todas as pessoas esperam ser reconhecidas quando desempenham uma tarefa de forma adequada. Isso vale tanto para o âmbito profissional, quanto para o pessoal.
Uma rotina repleta de demandas e trabalho, sem qualquer reconhecimento, pode desmotivar o funcionário. Um bom gestor deve elogiar os esforços de sua equipe, incentivando e bonificando as atitudes exemplares.
A falta de reconhecimento profissional afeta a motivação de todos e pode ser crucial para esmaecer a imagem da empresa. Celebre as conquistas da sua marca e deixe claro que os resultados só foram possíveis em função da dedicação da equipe. O reconhecimento costuma ser uma injeção de ânimo, ou seja, motiva os funcionários a se dedicarem ainda mais.
* Invista no aprendizado e desenvolvimento:
Foi-se o tempo em que os colaboradores davam importância apenas para os salários que a empresa paga no final do mês. Mais do que nunca, as pessoas estão valorizando o aprendizado e o desenvolvimento pessoal – especialmente com a chegada das novas gerações ao mercado de trabalho.
Os gestores devem oferecer cursos e palestras à suas equipes, além de treinamentos que fortaleçam seus pontos fortes. Vale também ajudar com a faculdade, da especialização ou do mestrado. É pouco provável que o profissional deixe de valorizar a empresa que investiu em seu desenvolvimento pessoal.
* Deixe claro o propósito da empresa:
Os colaboradores costumam se sentir desmotivados quando não conseguem enxergar sentido na função que exercem. Para evitar que isso aconteça, a empresa precisa sempre oferecer uma visão do cenário todo para suas equipes.
Em encontros frequentes, os gestores devem apresentar os objetivos da organização e os impactos positivos da marca no mercado e na comunidade como um todo. É necessário ter um propósito bem definido para se manter por muito tempo em um emprego e o papel da empresa é deixar essa questão clara a todos.