Por que fazer pesquisa de satisfação com os funcionários?

19/08/2019

Uma forma eficiente de medir como os colaboradores de uma empresa estão se sentindo é a pesquisa de satisfação. A maneira que o funcionário percebe a importância que a empresa dá para o seu bem-estar está ligada diretamente com a produtividade, lealdade e amor pela empresa na qual ele trabalha.

 

Entre as vantagens de uma pesquisa de satisfação bem aplicada está o menor número de absenteísmo e turnover (rotatividade), afinal de contas um colaborador feliz com o seu ambiente de trabalho tende a valorizar mais a empresa. Outro benefício nesse sentido é o aumento de produtividade.

 

A pesquisa de satisfação também é uma excelente métrica para avaliar os fornecedores da empresa em segmentos como alimentação, segurança e limpeza. Com esse canal de comunicação, a empresa tem mais chances de acertar no oferecimentos dos seus serviços, atendendo assim às demandas específicas dos seus funcionários.

 

Como a pesquisa deve ser elaborada?

 

Uma boa pesquisa conta com perguntas bem direcionadas e específicas. Um questionário de satisfação do colaborador não pode ser vago e com perguntas genéricas, pois dessa forma as respostas dificilmente serão assertivas.

 

É importante ainda que a pesquisa tenha uma linguagem clara e objetiva, para que todos os funcionários entendam as questões. Evite ainda qualquer pergunta tendenciosa, pois assim os colaboradores não se sentirão à vontade para serem honestos.

 

Outro ponto essencial da pesquisa de satisfação de colaboradores é o trabalho com os resultados: de nada adianta realizar um levantamento se a marca não tem a intenção de fazer mudanças. Sempre que possível, implemente algumas das melhorias sugeridas pelos funcionários.

 

Express realiza três pesquisas de satisfação

 

 

Sabendo da importância das pesquisas de satisfação, a Express, empresa especializada na implantação e administração de restaurantes empresariais, realiza três questionários com seus clientes. Dessa forma, a marca consegue medir com bastante eficiência a satisfação dos funcionários que frequentam os restaurantes.

 

As pesquisas da Express visam especialmente dois tópicos: sabor e atendimento ao cliente. Gilmar Gomes explica que a marca realiza três pesquisas de satisfação. São elas:

 

- Pesquisa de Satisfação: é composta por formulários em papel, caneta e uma urna. Na entrada do restaurante é entregue para cada cliente um questionário sobre atendimento, sabor e serviços. Ao final, ele coloca as respostas na urna. A supervisora tabula as informações e na sequência é enviado para o cliente o resultado de todos os dados estratificados. Se necessário, é realizado um plano de ação. Essa pesquisa é feita duas vezes por ano. 

 

- Pesquisa de Mesa: é realizada diariamente em unidades recém inauguradas e nas demais unidades em dias alternados, onde a supervisora pergunta aos clientes uma nota de 1 a 10 sobre o sabor dos alimentos oferecidos e sobre o atendimento prestado. O objetivo desta pesquisa é gerar aproximação da nutricionista com seus clientes e, caso alguém tenha alguma reclamação ou sugestão de melhoria, uma solução é criada imediatamente.

 

- Avaliação do Sabor: ocorre mensalmente (ou conforme a exigência do cliente). É uma reunião de cardápio, com a presença da nutricionista, da coordenadora, do cliente e de alguns funcionários selecionados. É abordado cada item do cardápio e discutido o que está bom e o que poderia melhorar.