Uma forma eficiente de medir como os colaboradores de uma empresa estão se sentindo é a pesquisa de satisfação. A maneira que o funcionário percebe a importância que a empresa dá para o seu bem-estar está ligada diretamente com a produtividade, lealdade e amor pela empresa na qual ele trabalha.
Entre as vantagens de uma pesquisa de satisfação bem aplicada está o menor número de absenteísmo e turnover (rotatividade), afinal de contas um colaborador feliz com o seu ambiente de trabalho tende a valorizar mais a empresa. Outro benefício nesse sentido é o aumento de produtividade.
A pesquisa de satisfação também é uma excelente métrica para avaliar os fornecedores da empresa em segmentos como alimentação, segurança e limpeza. Com esse canal de comunicação, a empresa tem mais chances de acertar no oferecimentos dos seus serviços, atendendo assim às demandas específicas dos seus funcionários.
Como a pesquisa deve ser elaborada?
Uma boa pesquisa conta com perguntas bem direcionadas e específicas. Um questionário de satisfação do colaborador não pode ser vago e com perguntas genéricas, pois dessa forma as respostas dificilmente serão assertivas.
É importante ainda que a pesquisa tenha uma linguagem clara e objetiva, para que todos os funcionários entendam as questões. Evite ainda qualquer pergunta tendenciosa, pois assim os colaboradores não se sentirão à vontade para serem honestos.
Outro ponto essencial da pesquisa de satisfação de colaboradores é o trabalho com os resultados: de nada adianta realizar um levantamento se a marca não tem a intenção de fazer mudanças. Sempre que possível, implemente algumas das melhorias sugeridas pelos funcionários.
Express realiza três pesquisas de satisfação
Sabendo da importância das pesquisas de satisfação, a Express, empresa especializada na implantação e administração de restaurantes empresariais, realiza três questionários com seus clientes. Dessa forma, a marca consegue medir com bastante eficiência a satisfação dos funcionários que frequentam os restaurantes.
As pesquisas da Express visam especialmente dois tópicos: sabor e atendimento ao cliente. Gilmar Gomes explica que a marca realiza três pesquisas de satisfação. São elas:
– Pesquisa de Satisfação: Aplicada à 100% dos usuários semestralmente em todos os restaurantes, através de um formulário próprio, os dados são tabulados pela equipe do restaurante em conjunto com o setor de qualidade. Os resultados obtidos são utilizados como base para a elaboração de um plano de melhorias.
– Pesquisa de Mesa: Aplicada diariamente com um grupo de usuários, a fim de medir a satisfação do cliente em relação ao sabor das preparações e a cordialidade do atendimento, agilizando assim, as correções e tomadas de decisão.
– Avaliação do Sabor: Conforme periodicidade definida pelo cliente, é realizada reunião entre a equipe do restaurante e uma comissão definida pelo próprio cliente, com o objetivo de analisar itens como sabor, cardápio e serviços e buscar melhorias baseadas no feedback recebido.