Ganhando cada vez mais espaço dentro das empresas, o ESG (Environmental, Social and Governance) é um conjunto de padrões e boas práticas que visa definir se uma empresa é socialmente consciente, sustentável e corretamente gerenciada. Tem como objetivo remodelar comportamentos nocivos que existem no mundo corporativo.
De acordo com o relatório da ONU, empresas que se preocupam em seguir as regras do ESG aumentam seu valor e na prática, é uma forma de mostrar responsabilidade e comprometimento com o mercado que atuam, seus consumidores, fornecedores, colaboradores e seus investidores.
– PILARES DO ESG:
ENVIRONMENTAL/AMBIENTAL: Práticas que colaboram com o meio ambiente, abordando temas como biodiversidade, desmatamento, aquecimento global, poluição do ar e da água, entre outros;
SOCIAL: Ações relacionadas à responsabilidade social, tais como direitos humanos, leis trabalhistas, relacionamento com a comunidade local, proteção de dados etc;
GOVERNANCE/GOVERNANÇA: Processos pertinentes a estratégias e orientações de gestões de empresas, como por exemplo, práticas anticorrupção, existência de canais de denúncias sobre casos de assédio, discriminação e corrupção, transparência de dados etc.
– ESG X RH:
Como o RH (Recursos Humanos) faz parte da estratégia central do negócio, tem uma importante participação na inclusão do ESG na empresa, principalmente no que se refere a mudança da mentalidade dos líderes em relação aos objetivos da organização.
Em vez de pensar apenas em lucros, a liderança precisa pensar em como atingir a lucratividade desejada por meio de ações sustentáveis. Assim, quando os líderes entendem a importância das práticas socioambientais, fica mais fácil de replicar esse comportamento para suas equipes.
Ações simples reforçam a mentalidade ESG, como por exemplo, placas que sinalizam a importância de economizar água, recolher o lixo e o descarte correto dos restos de alimentos.
CRITÉRIOS PARA O RH COLOCAR O ESG EM PRÁTICA:
Visando com que o ESG seja parte da cultura da empresa, é preciso que o RH utilize as seguintes ações:
- Estratégias – treinamento dos funcionários, revisão das políticas internas, contratação de profissionais com perfil sustentável e gratificações para os colaboradores que adotam as práticas ESG;
- Acompanhamento – observação e análise frequente para visualizar se as práticas ESG estão sendo seguidas e gerando os efeitos aguardados;
- Pessoal – designar colaboradores que atuarão como embaixadores e promotores das práticas ESG na organização;
- Cultura – tanto no ambiente interno quanto no externo, o RH ajudará a empresa a divulgar seu posicionamento socioambiental. Uma ferramenta valiosa para isso são as redes sociais da marca;
- Parcerias – para estruturar ainda mais o ESG, é relevante firmar parcerias com ONGs sociais e ambientais. Além disso, é importante realizar benchmarking com empresas que implantaram o ESG.
Certamente, a sigla ESG, cada vez mais, possuirá maior relevância no mundo corporativo. Pode-se até salientar que se tornará um dos pilares mais importantes para o sucesso das organizações modernas.
Camila Facchin – Analista de Gestão de Pessoas