Em um ambiente cada vez mais dinâmico, muitas empresas têm a necessidade de adotar modelos de gestão descentralizados para atender as demandas do mercado, assim como aumentar a agilidade, a autonomia e a capacidade de resposta a essas demandas. No entanto, essa decisão estratégica também pode apresentar desafios, como a manutenção de uma cultura organizacional coesa e alinhada com os valores da empresa.
Para fomentar a cultura organizacional nesse ambiente, devemos construir estratégias fortes de comunicação, desenvolvimento de pessoas e de lideranças capazes de engajar os colaboradores e manter um clima organizacional que proporcione identidade organizacional e orgulho de pertencer, independente da localização geográfica em que se encontra o colaborador e a operação.
Algumas estratégias podem contribuir para alavancar a cultura organizacional, tais como:
- Comunicação transparente e frequente: Utilizar ferramentas digitais para facilitar a comunicação entre os colaboradores. Atualmente dispomos de muita tecnologia para facilitar esse processo.
- Valores compartilhados: Definir valores claros e concisos que orientem as ações de todos os colaboradores, independentemente de sua localização.
- Programas de desenvolvimento: Oferecer programas de desenvolvimento que ajudem os colaboradores a desenvolverem as competências necessárias para atuar em um ambiente descentralizado e de acordo com os padrões de comportamento estabelecidos.
- Líderes como agentes de cultura: Os líderes desempenham um papel fundamental na disseminação da cultura organizacional, servindo como modelos e incentivando comportamentos alinhados com os valores da empresa. Manter o desenvolvimento desse time e entender que a liderança é o principal agente de transformação organizacional é fundamental para o sucesso de qualquer organização, ainda mais importante em ambientes decentralizados.
Desenvolver uma cultura organizacional forte em empresas descentralizadas é um desafio, mas também uma grande oportunidade.
Ao investir em processos de comunicação, liderança engajada com o propósito e valores organizacionais, as empresas podem transformar desafios em oportunidades e alavancar resultados ainda melhores, atendendo as demandas de mercado de maneira a superar expectativas e necessidades de todas as partes interessadas.
Na Express, entendemos que trabalhar a cultura organizacional com visão 360º da empresa é estar sempre atento para que o colaborador esteja engajado e levando até o cliente, por meio do tripé sabor, atendimento e relacionamento, os nossos valores e entregando o nosso propósito todos os dias.
Fabiana de Oliveira
Gerente de Recursos Humanos
Express Restaurantes Empresariais