A evolução da tecnologia acontece de forma cada vez mais veloz. As inovações oferecem diferentes possibilidades e soluções, favorecendo muitas vezes a produtividade e uma mudança positiva nos processos operacionais das empresas.
Sendo assim, incorporar novas tecnologias nas rotinas empresariais deixou de ser uma questão de escolha e passou a ser uma necessidade. Sem dúvida, a transformação digital no RH é uma dessas novas realidades dentro das organizações.
Por isso, preparamos este artigo completo onde abordamos o que é e qual a importância da transformação digital para o RH, como o setor é impactado por essa transformação e quais adaptações são necessárias. Siga lendo para conferir!
A tecnologia veio para ficar
O Brasil tem 424 milhões de dispositivos digitais em uso, o que inclui computadores, notebooks, smartphones e tablets, conforme dados da 31ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação da Fundação Getúlio Vargas (FGV), divulgada em 2020.
No país, há mais de um smartphone por habitante: são 234 milhões de celulares inteligentes ativos. A pesquisa, que contou com uma amostra de 2.622 médias e grandes empresas, comprova o processo de transformação digital das empresas e da sociedade.
Além disso, três em cada quatro brasileiros acessam a internet, o que equivale a 134 milhões de pessoas, segundo dados do TIC Domicílios 2019, mais importante levantamento sobre acesso a tecnologias da informação e comunicação. Os recursos mais utilizados são o envio de mensagens, redes sociais, chamadas de vídeo, acesso a serviços de governo eletrônico, envio de e-mails, compras por lojas online e participação de listas ou fóruns.
De uma forma ou de outra, a tecnologia já faz parte da vida da maioria das pessoas. Inseri-la no ambiente de trabalho mostra-se como mais uma consequência dessa mudança.
Transformação digital no RH: entenda a sua importância
Em uma organização, o departamento de Recursos Humanos compreende diversas funções, nas quais estão incluídas desde o recrutamento e seleção de pessoas, alocação dos profissionais e confecção de folhas de pagamento até benefícios, treinamento e desenvolvimento e retenção de talentos.
Uma das atribuições mais importantes são as ações tomadas para motivar, reter e engajar os funcionários continuamente. Entre as ações, podemos destacar o compromisso com a remuneração compatível e em dia, pacote de benefícios, qualidade no ambiente de trabalho e respeito aos direitos do trabalhador, a partir da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Em uma área tão importante para o bom desenvolvimento e crescimento de um negócio, a transformação digital veio para ser uma aliada em processos internos. Por exemplo, no recrutamento e seleção, há a possibilidade de realização de entrevistas de forma online, o que possibilita, além do contato e aproximação com as pessoas, a automatização de dados e a otimização do tempo.
Outro exemplo, que está em uso na Express Restaurantes, é a utilização de uma plataforma de desenvolvimento e treinamento online, na qual o profissional tem acesso a treinamentos exclusivos e personalizados. O projeto conta com atualizações contínuas, buscando sempre evolução e desenvolvimento digital.
Quais são os benefícios do uso do digital?
Os benefícios da transformação digital no RH de qualquer empresa, independentemente do ramo ou porte, são diversos. Entre elas, estão a melhor gestão do tempo, aproximação das pessoas, economia de gastos, e facilidade para treinamentos e desenvolvimento dos profissionais. Com certeza, o digital torna tudo mais ágil, rápido e de fácil acesso.
A seguir, acompanhe alguns dos principais benefícios da utilização da tecnologia no RH da sua empresa:
Automatização de tarefas
Algumas atividades manuais podem ser reduzidas ou até eliminadas, evitando falhas humanas que poderiam acabar gerando retrabalho. Com a utilização de um sistema especializado, por exemplo, a coleta, interpretação, análise e armazenamento de dados torna-se integrada e centralizada.
Medição de resultados
Os resultados em relação à atuação dos colaboradores são decisivos para o crescimento de todas as empresas. Com a tecnologia, é possível dimensionar de forma mais clara o custo-benefício relacionado à mão de obra. Assim, é possível entender se as entregas dos profissionais estão de acordo com o que a empresa exige.
Simplificação de atividades
Com a escolha por softwares, o RH passa a atuar de forma mais sistemática, em maior alinhamento com outras áreas. O processo online de recrutamento e seleção, a divulgação de vagas, a triagem de currículos e a seleção de perfis mais compatíveis tornam-se possíveis de serem simplificados.
Aceleração dos processos
Em um sistema, os dados armazenados podem ser consultados em poucos minutos, com respostas mais precisas e ágeis. Com um fluxo operacional com menos etapas e mais agilidade, torna-se mais fácil o acesso das informações necessárias dentro e fora do próprio departamento.
Comunicação interna mais eficaz
Com ferramentas integradas, o setor de RH pode se comunicar com os colaboradores diretamente, tendo como alternativas chatbot ou assistente virtual. Além disso, ter um canal oficial de comunicação é fundamental para divulgação de notícias importantes, como a abertura de processos seletivos internos ou mistos e notas de interesse coletivo. Para isso, é possível optar por redes sociais corporativas.
Como adotar a transformação digital no RH?
O primeiro passo para a implementação da tecnologia dentro de uma organização é entender quais são as suas necessidades e particularidades quando se trata de gestão de pessoas. Outro ponto que deve ser lembrado é que a inserção das tecnologias deve ocorrer gradualmente, uma vez que exige um período de adaptação.
Além disso, os benefícios da transformação digital no RH podem ser melhor percebidos e mensurados em médio e longo prazo. A seguir, listamos algumas maneiras que estão em alta para iniciar ou seguir com a inserção da tecnologia na rotina da área de Recursos Humanos:
- Utilização de nuvem;
- Softwares e plataforma para gestão de pessoas;
- Gamificação de atividades;
- Inovações em formatos de pagamentos;
- Integração de mídias sociais;
- Avaliação de desempenho online;
- Virtualização e globalização;
- Plataformas de compliance;
- Rotinas padronizadas de RH;
- Inteligência artificial;
- Big Data Analytics.
Quais são os desafios enfrentados nessa transição?
Como toda mudança, é preciso paciência para que tudo se encaixe e os processos fluam de maneira natural. Por ser uma mudança na cultura organizacional, é preciso que os profissionais sejam estimulados a se abrir às novidades da transformação digital no RH. Porém, sempre haverá aqueles mais resistentes às mudanças ou menos aptos com o mundo virtual. Nesse momento, é necessário encontrar estratégias para contornar essas situações.
Outro desafio é estar sempre acompanhando a evolução digital, através de um contínuo desenvolvimento. Também vale lembrar que a tecnologia não substitui o contato e convívio presenciais, mas é sim um potencializador, de forma que sempre haja uma harmonia entre o ambiente digital e o ser humano.
Gostou do nosso material? No blog da Express você também pode conferir um artigo sobre as mudanças no setor de RH com a LGPD.
Colaborou para este artigo Suelen Souza, Supervisora de Gestão de Pessoas da Express.